Representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), de Governo (Segov), de Saúde (SMS), de Mobilidade Urbana (Semob), de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin), do Meio Ambiente (Semma) e de Serviços Públicos (Sesep) se reuniram no Centro de Convivência Conquista Criança (CCCC), na quarta-feira (11), para debater a transversalidade das ações de proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.

A reunião aconteceu no Centro de Convivência Conquista Criança (CCCC)

O PPA é o documento que define as prioridades, programas e ações do Governo Municipal para os próximos quatro anos, orientando a aplicação dos recursos públicos com base no Plano de Governo e nos eixos do Plano de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA) e Orçamento Sensível a Gênero.

Durante a reunião, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, destacou a parceria firmada entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Unicef Brasil, que teve o objetivo de fortalecer a inclusão de ações voltadas à criança e ao adolescente na elaboração do PPA. “O compromisso do governo municipal é fortalecer as políticas públicas que garantam os direitos e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Estamos trabalhando para planejar e implementar ações eficazes, alinhadas às necessidades reais desse público. Nosso objetivo é assegurar que os recursos públicos sejam aplicados com transparência e responsabilidade, promovendo impactos positivos nesse público especial”, pontuou o secretário.

Para a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, a atuação conjunta das secretarias municipais será fundamental para o sucesso da presença da criança e do adolescente no plano. “O PPA já está, na sua concepção, trabalhando a transversalidade. Isso torna impossível que as secretarias trabalhem como ilhas. Criamos um núcleo que mobiliza todas as pastas com foco também nas crianças. A infância está presente em todas as secretarias e, ao desenhar políticas públicas, é fundamental olhar o governo como um todo, garantindo atenção integral à criança”, afirmou.

A partir desta quinta-feira (12), a população pode dar sua opinião por meio da Escuta Ativa, que está disponível na plataforma do programa Governando com as Pessoas. É só fazer seu cadastro aqui.