O Governo Municipal aderiu ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae que visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico, além de dinamizar o empreendedorismo nos municípios. Na manhã desta quinta-feira (15), a prefeita Sheila Lemos se reuniu com a gerente do Sebrae de Vitória da Conquista, Josi Viana, e o consultor de Políticas Públicas, Ricardo Marques, para tratar da articulação do projeto com a Prefeitura e as Secretarias Municipais. Também estavam presentes na reunião, o secretário especial de Transformação Pública, Edimário Freitas, e a assessora, Daniele Garcia.

A gerente do Sebrae, Josi Viana, apresentou pontos propostos pelo programa, além de repassar projetos importantes que já estão em andamento e são frutos da parceria entre as instituições, a exemplo do HaCkonquista – Hackathon de Desafios Públicos de Vitória da Conquista, e o programa Mulheres que Conquistam. Para o desenvolvimento do projeto, o Sebrae se reuniu, anteriormente, com as secretarias municipais, a fim de entender as dinâmicas e necessidades de cada pasta em articulação com o Plano de Governo. O documento é composto por trilhas com eixos centrais como Sala do Empreendedor, Simplificação, Gestão e Políticas Públicas, e Empreendedorismo na Escola. De acordo com ela, o projeto vai potencializar o que as secretarias já vêm executando, e contará com indicadores para ser acompanhado para gerar resultados efetivos. O programa também envolverá os empreendedores da cidade.

“Gostaria de agradecer a parceria estratégica com a Prefeitura, o que nos auxilia a potencializar recursos, tempo e espaços. A gente vem fazendo várias frentes com as secretarias, desde o ano passado, e, agora, trouxemos uma proposta de um plano, que pode ser modelado com o tempo, conforme as necessidades da gestão. Não é algo engessado”, explicou Josi. “É uma ação que visa o desenvolvimento da cidade, mas é feita com esforços somados das iniciativas públicas e privadas”, completou.

Para a prefeita Sheila Lemos, o programa é uma oportunidade de alavancar, ainda mais, o crescimento exponencial do município. “Nosso governo tem como norteador o desenvolvimento da cidade, através de um trabalho intersetorial das secretarias, e estamos construindo o Plano Plurianual 2025-2029 com base no nosso Plano de Governo e nos indicativos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse trabalho, em parceria com o Sebrae, está em consonância com as nossas diretrizes”, disse a gestora de Vitória da Conquista.

De acordo com o secretário especial de Transformação Pública, Edimário Freitas, o objetivo é o de realmente ampliar, potencializar as iniciativas de empreendedorismo de Vitória da Conquista. “No ano passado, encaminhamos um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, que foi aprovado este ano, criando o marco das micros e pequenas empresas, de forma a melhorar esse ambiente de negócios. Essa proposta com o Sebrae também tem essa característica”, afirmou.

Algumas das ações propostas, por exemplo, são atualizar o Plano de Turismo, construir o Calendário de Eventos da cidade, fomentar o Turismo Rural e estruturar a experiência turística, visando a criação de uma Rota de Turismo.

O próximo encontro será com o Comitê Gestor do Cidade Empreendedora, formado pelos secretários envolvidos na proposta, quando será apresentada a proposta e o diagnóstico realizado ao longo do último ano.

Prefeitura Empreendedora 

No ano passado, a Prefeitura de Vitória da Conquista ficou em primeiro lugar na Bahia e finalista do 12º Prêmio Nacional Prefeitura Empreendedora, na categoria Compras Governamentais. O prêmio reconhece os melhores projetos públicos de estímulo ao empreendedorismo do país e o Município de Vitória da Conquista garantiu a vitória graças à iniciativa Inova Compras – Compras para o Futuro, que deu origem ao atual programa Compra Conquista. Durante a reunião de hoje, a prefeita Sheila Lemos recebeu o prêmio de finalista nacional.