Na manhã desta sexta-feira (31), representantes dos assentamentos Zumbi dos Palmares, no distrito-sede, e Olho d’Água, em Cercadinho, estiveram na Prefeitura da Zona Oeste (PZO) para dialogar com a prefeita Sheila Lemos sobre demandas de suas comunidades, as quais foram acolhidas e encaminhadas pelo Governo Municipal para as respectivas secretarias.

Na primeira reunião, as diretoras da Associação de Moradores do Assentamento Zumbi dos Palmares, Eliete Nascimento e Miraildes Gomes dos Santos, apresentaram as demandas referentes aos serviços básicos, patrolamento, transporte e saúde. Além das solicitações apresentadas, a presidente da associação relatou melhoria no atendimento médico, que é feito periodicamente na comunidade.

“Foi uma reunião que não levou nem um mês pra ser marcada e foi muito proveitosa, porque nós vamos ser atendidas nas nossas demandas. É bem bom a gente vir mais próximo, porque é melhor a gente enxergar mais de perto o trabalho do que ficar fazendo qualquer tipo de conversa por fora”, observou Eliete.

Ainda durante a audiência, a prefeita demandou o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, que, na segunda-feira (3), fará uma visita ao local para verificar as demandas do Zumbi dos Palmares, onde vivem mais de 30 famílias.

Assentamento Olho d’Água

O mesmo aconteceu na reunião com a diretoria da Associação de Moradores do Assentamento Olho d’Água. Após ouvir os pleitos do presidente da associação, Rodrigo Silva, e do secretário Roni Ramos, Sheila informou que a iluminação em LED deve chegar à região do assentamento a partir de junho.

A gestora afirmou que o Brilha Conquista avança na zona rural. “Nós já estamos com 50% da zona rural iluminada em LED, e avançando para que, nos próximos meses, nós tenhamos 100% da zona rural. Então, agora nós estamos fazendo na região de José Gonçalves, depois vamos para o distrito de Cercadinho, e assim sucessivamente, até concluirmos toda a área rural da nossa cidade com iluminação 100% LED, que é muito mais econômica e traz a sensação de segurança para a comunidade”, comunicou.

“Graças a Deus, notícia boa”, disse Roni, durante o encontro. Opinião complementada pelo colega Rodrigo: “A iluminação mesmo, que nós estávamos buscando, já está com a previsão agora para o mês de junho. E o patrolamento também, máquina nas estradas, nos assentamentos, e isso é muito bom: estar buscando e tendo esse retorno positivo”.

Sobre os serviços de patrolamento e encascalhamento de estradas, Sheila lembrou que a zona rural de Vitória da Conquista é extensa, com mais de 3.500 km de estradas rurais, e a manutenção dessas estradas é uma prioridade do município. “Nós trabalhamos de janeiro a janeiro dando manutenção a essas estradas, e a população vem sempre trazendo essas questões de patrolamento e o município vem sempre atendendo, sempre que é possível, porque, por ser muito grande, muitas vezes a gente não consegue fazer esse ciclo completo: iniciar e, até o final do ano, dar manutenção novamente de onde se iniciou. Mas, no que é possível, a gente vem fazendo, tendo esse cuidado com a população da zona rural, principalmente no quesito de ir e vir”, comentou a prefeita.

Segundo ela, a prioridade são as estradas onde há o transporte escolar. “Temos o entendimento de que somente a educação consegue transformar uma sociedade, e alunos da zona rural têm que ter o mesmo tratamento de alunos da zona urbana. A manutenção das estradas rurais é também parte da educação de qualidade do nosso município”, explicou Sheila.