Na tarde desta sexta-feira, 14 de junho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), entregou a Central de Regulação de Leitos que atenderá Vitória da Conquista e mais 73 municípios, uma população de um milhão e setecentas mil pessoas.

O evento contou com a presença do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, da subsecretária de Saúde, Suzana Ribeiro, e equipe de técnicos da Sesab, do diretor geral da Fundação Estatal de Saúde da Família, Carlos Alberto Trindade, do secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, do deputado federal Waldenor Pereira, do deputado estadual José Raimundo Fontes, do prefeito Guilherme Menezes, do vice-prefeito Joás Meira, entre outras autoridades.

Com a Central de Regulação de Leitos, as vagas existentes nas unidades de saúde da região serão identificadas e os pacientes, quando necessitarem, serão encaminhados para os leitos adequados ao seu tratamento. “A central garantirá o processo da oferta de leitos de Vitória da Conquista e região sudoeste de forma organizada, ajudando na regulação do paciente de forma mais rápida e segura”, ressaltou a subsecretária de Saúde Suzana Ribeiro.

A entrega da central selou o dia em que o governador Jaques Wagner esteve em Vitória da Conquista inaugurando e anunciando mais obras para o município. “Hoje o Governo do Estado anunciou obras nas áreas de transporte, saneamento e abastecimento de água, que contribuirão indiretamente na saúde dos conquistenses”, destacou superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde da Bahia, Alfredo Boa Sorte.

Para o deputado José Raimundo, Vitória da conquista presenciou um momento histórico. “Nós estamos experimentando com este projeto grandes avanços, com investimentos em todas as áreas, principalmente na saúde”, destacou. O deputado federal Waldenor Pereira falou sobre a iniciativa da Sesab. “Com iniciativas como esta ganha a Bahia, ganhamos todos nós”.

Durante o evento, foi apresentada a segunda equipe de Internação de Domiciliar, que estará vinculada ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e terá capacidade de atender 120 pacientes. O serviço visa disponibilizar para a população ações de saúde a serem prestadas no domicílio do paciente. “Para mim, estar em Vitória da Conquista participando da ampliação dos serviços de saúde é sempre uma honra”, ressaltou o diretor geral da Fundação Estatal de Saúde da Família, Carlos Trindade.

Na oportunidade Jorge Solla assinou com o Hospital Samur contratação para realização de neurocirurgias, cirurgias ortopédicas e serviço de CPRE (exame de diagnóstico de doenças dos ductos biliares e pancreáticos), com o Hospital São Geraldo, para a contratação de 25 leitos de retaguarda, com a empresa Valverde Ambulância, para suporte na transferência de pacientes e fez um convênio com a Viação Novo Horizonte para transporte de tecidos humanos.

“A Central de Regulação de Leitos, a ampliação do Internação Domiciliar e a contratação dos serviços da rede hospitalar privada de Vitória da Conquista possibilitarão um melhor atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Além disso, o Governo do Estado entregará leitos de UTI adulto e neonatal no Hospital Geral de Vitória da Conquista, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e ampliará o atendimento do Hospital Afrânio Peixoto, que atenderá psiquiatria, dependência química, clínica médica e cirurgias eletivas”, destacou o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla.

Para Guilherme Menezes, o momento foi de celebração. “Nós hoje vemos concretizar iniciativas que não surgiram de geração espontânea, este é processo que começou lá atrás, feito passo a passo. Foi assim com a Central de Regulação e foi assim com Estação de Tratamento de Esgoto, onde já estão sendo tratados 70% do esgoto produzido na cidade”, lembrou.

Visitas às obras – Após o ato inaugural da Central de Regulação de Leitos, o prefeito Guilherme Menezes, acompanhado de Jorge Solla Cícero Monteiro e demais autoridades, visitou as obras da UPA 24h, construída ao lado do HGVC, com área construída de 1.424 m2 e previsão de conclusão para outubro de 2013, e as obras de construção do Shopping Popular, onde serão investidos R$ 4,5 milhões de convênio com o Governo do Estado.