Postado em 31 de agosto de 2023 as 15:35:02 e atualizado em 4 de julho de 2024 as 19:41:04
O Governando com as Pessoas é um programa da Prefeitura de Vitória da Conquista, em que cada cidadão pode indicar e votar os investimentos em obras e serviços para a localidade onde reside.
A iniciativa atende ao desejo da gestão municipal em avançar ainda mais a partir da escuta de quem conhece de perto as principais e reais necessidades da sua localidade.
A vantagem deste método é a otimização dos recursos e a democracia participativa efetiva. O propósito é ouvir o cidadão e executar aquilo que é mais urgente na visão dele.
Lançado em 2023, o programa teve como projeto-piloto o bairro Zabelê. Este ano, o Governando com as Pessoas atenderá tanto a zona urbana quanto a rural de Vitória da Conquista.
Realizado por ciclos, ele envolve um bairro da zona oeste, outro da zona leste e um distrito da zona rural. Os moradores de cada ciclo participam de três etapas.
Quais as etapas?
Fase preparatória
Nesta etapa, a população preenche o formulário. Nele, a pessoa informa nome, CPF e número de contato, além de dizer se mora na zona urbana ou na zona rural. Em seguida, escolhe o bairro ou o distrito, depois, basta selecionar a categoria na qual se enquadra sua sugestão de obra ou serviço.
Por exemplo, se a sugestão for a reforma de uma quadra de esportes, deve-se marcar a opção “lazer”; se for o recapeamento asfáltico de uma rua ou avenida, marca-se a opção “infraestrutura”. Mas, se o desejo for a reforma de uma unidade escolar, é necessário clicar no item “educação”. Além das mencionadas, há outras quatro categorias macros: saúde, segurança, economia e serviços.
Em cada categoria macro, existem as categorias micro. Por exemplo, na categoria “serviços”, há 14 subitens. Depois de escolher essa subcategoria, a pessoa poderá listar sua sugestão.
Votação de sugestões
O sistema governandocomaspessoas.pmvc.ba.gov.br é aberto para o ciclo correspondente e os moradores escolherão cinco intervenções (obras ou serviços) disponibilizados no menu do site.
Para isso, é preciso informar o CEP do logradouro para o qual deseja a intervenção da Prefeitura.
As obras e serviços mais votados em cada localidade serão analisados pela equipe da Prefeitura, levando em conta a viabilidade técnica e econômica de execução. E aí seguimos para a última etapa.
Votação de prioridades
Já na última etapa, a população acessa o site e escolhe, por ordem de prioridade, as intervenções que foram mais votadas na segunda etapa. Concluído o processo, é divulgado o resultado final e a Prefeitura entra em ação.
Como participar?
Para sugerir e votar nas obras e serviços, o cidadão precisa realizar o cadastro e participar das etapas do projeto. É necessário ter mais de 18 anos, informar o nome, CPF, telefone e e-mail, que não é obrigatório.
E se o morador não tiver acesso à internet?
Para incluir as pessoas que têm dificuldades de acesso à votação on-line, a Prefeitura designou, entre as equipes dos Cras, das unidades de saúde e das escolas, servidores para receber as pessoas, orientá-las sobre a votação e oferecer-lhes os equipamentos necessários para que elas possam fazer suas sugestões.