Os moradores do bairro Bruno Bacelar elegeram a reforma da Unidade de Saúde local como uma das prioridades do programa Governando com as Pessoas, e a obra já está em andamento, com a aplicação de nova pintura na área interna e a construção de novos cômodos.

O Governo Municipal avalia que as obras já atingiram 10% do cronograma original. “Já foi feita toda a limpeza da área. Começamos agora a construir as salas, que vão melhorar e ampliar a qualidade do atendimento para a população”, informa a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira.

“No Governando com as Pessoas é assim: você vota, escolhe e o Governo realiza imediatamente a obra. Daqui a mais uns dias, a gente estará aqui para inaugurar as reformas que estão sendo providenciadas pela nossa equipe de Governo”, diz ainda a secretária.

Enquanto a obra transcorre, os usuários da unidade observam o trabalho dos operários e antecipam os prováveis resultados da intervenção – como a vendedora Maria Aparecida de Jesus Lopes, 49 anos, que mora no Bruno Bacelar há mais de 20 anos e conhece a Unidade de Saúde desde que foi construída. “Sobre a reforma, acho que vai ser muito boa para nós, moradores, porque vai crescer a unidade e vai ter mais atendimento. Acho que vai melhorar bastante”, avaliou a moradora, na tarde desta terça-feira (21).

Outra vendedora, Vanilda de Oliveira Santos, também de 49 anos, concordou. “Vai melhorar muita coisa, porque o Bruno Bacelar estava precisando muito dessa reforma”, disse Vanilda. “Muita coisa vai mudar para melhor, né? Vai ter mais atendimento, vamos ter mais coisas melhores aqui no posto”.

“É uma maravilha”

A diarista Ana Souza da Silva, 53 anos, participou da votação que formalizou a reivindicação pela reforma e ampliação da Unidade de Saúde. Ela considerou a medida necessária, devido ao aumento do número de usuários nos últimos anos. “Aqui é pequeno e aumentou a população”, disse Ana, acrescentando que essa falta de sintonia entre a estrutura e a nova demanda por atendimento está prestes a ser solucionada. “Com essas três salas, vai melhorar”, previu. “Vai dar mais comodidade para as pessoas, mais espaço para atender mais pessoas e para elas se sentirem mais confortáveis, todo mundo que chegar”.

Já a trabalhadora doméstica Lidiely Santos da Silva, 34, chegou ao Bruno Bacelar há apenas dois anos – mas, como se tornou usuária da Unidade de Saúde, também conhece bem as necessidades do prédio. “É uma maravilha de Deus, porque nós estávamos necessitando muito dessa reforma”, exultou Lidiely. “Vocês estão vendo que são poucas salas, né? Aí, o atendimento era da maneira como eles podiam fazer para a gente. Mas está ficando bem melhor, mesmo”.

Outras obras em andamento

Além da reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Bruno Bacelar, estão em andamento outras três obras eleitas como prioritárias durante o primeiro ciclo do Governando com as Pessoas: a reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Panorama, já com 30% do cronograma original atingidos; a recém-iniciada construção do novo Salão de Velório Municipal, no Alto Maron; e a requalificação do sistema simplificado de abastecimento de água do distrito de Inhobim, já se aproximando da finalização e atingindo cerca de 70% dos serviços.