A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Governo, está recebendo sugestões dos moradores de mais três localidades da cidade na fase preparatória do programa Governando com as Pessoas, desde a última segunda-feira (27). Os moradores do Espírito Santo, Patagônia e de José Gonçalves têm até terça-feira (4) para preencher o formulário eletrônico com as sugestões de obras e serviços. Essa fase servirá para a elaboração de uma lista que, em seguida, estará disponível em uma plataforma criada para o programa, quando a população poderá votar em três obras e dois serviços e posteriormente na ordem de prioridade de realização. 

A mobilização e conscientização da população acontece por meio de reuniões em escolas dos locais em que o programa esteja em execução, a exemplo da Escola Municipal Moisés Meira, em José Gonçalves, que recebeu os moradores do distrito nesta terça-feira (28). A diretora da escola, Margareth Lanusse, se mostrou satisfeita em abrir as portas para a comunidade e enfatizou a importância do programa voltado para a participação das pessoas. “Está sendo importante, porque tem a participação das pessoas, ou seja, é o governando com as pessoas, para as pessoas”, disse a diretora fazendo um trocadilho com o nome do programa e a marca do governo municipal. 

Além da participação popular, o programa está alinhado com os princípios da administração pública, como a transparência e o compromisso com os moradores dos quatro cantos da cidade. “Estamos falando de um programa que foi feito para ser uma política pública que vai complementar os serviços já realizados pela Prefeitura”, afirmou a secretária de Governo, Geanne Oliveira. Além disso, a responsável pela pasta reforçou a importância da participação dos moradores e salientou que não se trata de uma disputa de bairros, e que cada localidade poderá escolher algo com base nas necessidades percebidas no cotidiano. 

Uma das representantes da população que estava presente na reunião foi a moradora Solange de Sousa, que comemorou a chegada do programa à comunidade. “Eu acho muito importante, vamos poder votar em um serviço que estamos precisando, sem contar que é uma oportunidade que temos de mudar nossa realidade e de mobilizar nossa família para isso”, revelou a moradora da comunidade de José Gonçalves. 

Solange de Sousa

O programa

O Governando com as Pessoas, lançado ano passado, já ouviu a população dos bairros Zabelê, Alto Maron, Ibirapuera, Guarani, Jatobá/Comveima e dos distritos de Inhobim, Dantelândia, e a etapa de votação de prioridades está prevista para acontecer entre os dias 24 de junho e 2 de julho. Nela, as pessoas podem escolher, em ordem de prioridade, até cinco sugestões que melhor atendam às necessidades locais.

Após conclusão destas fases, a Prefeitura executará a obra e o serviço mais votado pela comunidade, assim como ocorreu nos sete loteamentos do Zabelê e como está acontecendo no Alto Maron, Ibirapuera e Inhobim.