A Prefeitura de Vitória da Conquista entrega, nesta sexta-feira (25), às 15h, mais uma escola totalmente reformada. Trata-se da Escola Municipal Iara Castro, localizada no bairro Guarani. A obra, no valor de R$ 232.296,80, foi escolhida pelos moradores do bairro, por meio do Programa Governando com as Pessoas, implantado no segundo semestre de 2023 e que beneficia bairros e distritos.

A solenidade contará com a presença da prefeita Sheila Lemos, do secretariado e, é claro, da comunidade, que escolheu a obra como prioridade na votação realizada em maio deste ano.

Embora a estrutura seja pré-moldada, várias mudanças foram realizadas: reforma completa dos sanitários, ampliação do pátio com piso polido, reconstrução de uma parte do muro lateral, passeio, reestruturação elétrica, revisão hidráulica, forro em toda a unidade, construção do escovódromo, instalação de novos portões, pintura geral e pintura lúdica. Com essa intervenção, somam-se 86 escolas reformadas nos últimos quatro anos.

Já pelo Governando com as Pessoas, só em 2024, outras quatro intervenções foram feitas e entregues à população. São elas: reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Panorama, reforma e ampliação da Unidade de Saúde do Bruno Bacelar, requalificação e melhoria do sistema simplificado de abastecimento de água do distrito de Inhobim e iluminação na rua Acre, bairro Ibirapuera.

No Alto Maron, além da renovação da Unidade de Saúde do Panorama, os moradores utilizaram o Governando com as Pessoas para escolher outras obras: a construção do Salão de Exéquias, que será destinado a cerimônias fúnebres, e a manutenção da área verde da Escola Estadual Adelmário Pinheiro. Já no Ibirapuera, a reforma da Praça Migdônio Fonseca chegou a 45% do cronograma previsto.

Para o melhor funcionamento do programa, a escuta e a votação dos moradores é feita por ciclos. Este ano, já foram realizados três ciclos que contemplaram os bairros Alto Maron, Ibirapuera, Jatobá/Comveima, Patagônia e Espírito Santos e os distritos de Inhobim, Dantelândia e José Gonçalves. Os moradores de cada bairro ou distrito podem escolher três obras e dois serviços para serem executados pela Prefeitura.