A próxima etapa é o lançamento do processo de licitação da obra

O prefeito Guilherme Menezes participou, na tarde desta quinta-feira, 10, da solenidade oficial em que o governador Jaques Wagner e o ministro da Defesa, Celso Amorim, assinaram o convênio para a construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista. A cerimônia foi realizada no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador.

O novo aeroporto é “uma vitória da cidade”, segundo o prefeito Guilherme Menezes: “São centenas de mãos envolvidas, porque é uma demanda natural de Vitória da Conquista. Estamos às portas da licitação para a construção do aeroporto, que é uma demanda histórica da região”.

O novo aeroporto será construído numa área de 616 hectares, distante 8,5 km do centro da cidade, às margens da BR-116, próximo ao povoado de São José. A área já está totalmente desapropriada. A parceria com o Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA) inclui a construção de pista de pouso e decolagem, área de movimentação de aeronaves, serviço contra incêndio, pátio de estacionamento e vias internas de acesso.

Vitória política– O valor total dos custos da construção do novo aeroporto, sem o terminal de passageiros, é de R$ 60 milhões. O convênio será plurianual. Inicialmente, serão liberados R$ 20 milhões. Todos os estudos técnicos para a realização da obra foram realizados pela Prefeitura. Após a assinatura, a próxima etapa é o lançamento do processo de licitação que escolherá a empresa responsável por construir o aeroporto.

De acordo com o prefeito Guilherme Menezes, trata-se também de uma “vitória política”, pois partiu do Governo Federal a autorização para os primeiros recursos destinados ao início das obras. “Existe a participação importante do Governo do Estado, da área técnica do Derba, do pessoal da Infraero e da equipe da Prefeitura, que contribuiu em todas as etapas necessárias para a viabilização desse grande projeto ”, destacou Guilherme. “Daqui a alguns dias, as pessoas não estarão mais falando sobre quando vão começar as obras. Estarão fazendo fila para visitá-las”.

Outros aeroportos – No mesmo ato oficial, também foram assinados os convênios para as reformas dos aeroportos de Salvador e Barreiras. Na capital baiana, a reforma contemplará o Terminal de Passageiros, a reforma do edifício-garagem, a construção da nova torre de controle e a adequação do pátio de aeronaves. Em Barreiras, o aeroporto também será reformado e ampliado. Os recursos virão do Governo Federal, por meio do PROFAA, e do Governo Estadual.

Participaram da solenidade o secretário executivo da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, o presidente da Infraero, Antônio Gustavo do Vale, o vice-governador Otto Alencar, os senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro, e os prefeitos dos municípios beneficiados, além de secretários e deputados estaduais e federais.