Educação
Postado em 4 de junho de 2018 as 15:01:58 e atualizado em 16 de julho de 2018 as 12:14:35

Secretaria de Educação, Selma Oliveira participa da capacitação no Cemae
Teve início nesta segunda-feira (4), um seminário de capacitação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), no Cemae. Ministrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento convidou gestores escolares de mais de 150 municípios da região, com o objetivo de orientá-los sobre as novas resoluções de execução e prestação de contas do recurso referente a esse programa.
“Os cheques que eram utilizados antes não vão mais ser utilizados, e sim o cartão. Esse cartão vai fazer com que o FNDE acompanhe diretamente as unidades escolares quanto à utilização dos recursos”, explicou a secretária municipal de Educação, Selma Oliveira. Para ela, a ação é de grande importância por permitir a utilização do recurso de forma correta e dentro da legalidade. “Para que nossos alunos sejam beneficiados e a gente possa ter uma educação com mais qualidade”, concluiu.
Uma das atividades da programação foi condizida pela técnica do PDDE, Urânia Ramos. Ela conta que a ação busca aprimorar o conhecimento dos gestores e trabalhar as deficiências constatadas, como por exemplo, na prestação de contas. Nesse sentido, ela avaliou: “A participação foi muito boa, acredito que os participantes colheram bastante informações. É um programa que requer muitos detalhes, e houve debate, discussão e boa receptividade.”
A gestora das Escolas Nucleadas da Zona Rural de Vitória da Conquista, Gilvana Ferreira, também opinou sobre o evento: “Vem trazer esclarecimentos e tirar nossas dúvidas. Isso nos auxilia no gerenciamento desses recursos, para que a gente possa fazer uso da melhor forma possível, a educação nas escolas seja direcionada também da melhor forma, e o aluno, que é quem recebe as melhorias no final de tudo isso, receba de forma justa.”

Gestora das Escolas Nucleadas da Zona Rural de Vitória da Conquista, Gilvana Ferreira
De acordo com Cristian Pereira, gestor escolar do município de Poções, a capacitação se dá em um momento apropriado, tendo em vista a mudança de gestão nas unidades escolares. “A escola hoje, em se falando de recursos, é uma entidade sem fins lucrativos, que precisa administrar bem os recursos públicos. Isso requer cuidado na execução, porque ela vai ter que prestar conta para os órgãos de controle, e a formação continuada é muito importante nesse processo”, afirmou.

Gestor escolar do município de Poções
Para a gestora do Colégio Estadual Adélia Teixeira, Edna Sousa Rabelo, a capacitação vai evitar que as escolas deixem de utilizar o recurso por falta de conhecimento de como administrá-lo . “De fato as escolas tem recebido recursos, felizmente. Só que, muitas vezes, por desconhecimento da lei ou por medo de fazer alguma coisa errada, as escolas se omitem em utilizar o dinheiro, deixam o dinheiro parado”, confirma.

Gestora do Colégio Estadual Adélia Teixeira