Coordenadores, diretores, gerentes e técnicos de nível superior da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) da Prefeitura de Vitória da Conquista participaram, na manhã desta segunda-feira, 8, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da abertura do Programa de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social. Com duração de 40 horas e realização durante toda esta semana, a qualificação envolve gestores de Vitória da Conquista e de mais de 35 municípios do Território de Identidade, a exemplos de Barra do Choça, Itapetinga, Cândido Sales e Bom Jesus da Serra.

Miguel Felício

As discussões ocorrerão com base no tema: O Sistema de Proteção Social no Brasil e os Desafios para a Efetivação do Sistema Único de Assistência Social. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, a realização do programa, que tem como objetivo fortalecer a aprimorar a gestão do Sistema Único de Assistência Social, constitui um momento muito esperado pelos profissionais que atuam na operacionalização do sistema no município. “Essa capacitação já era aguardada com muita ansiedade e, agora, para nossa satisfação, Vitória da Conquista é uma das sedes, recebendo visitantes de vários municípios da região. Isso é muito positivo, para nós, e para o Sistema Único de Assistência Social em geral. Estamos muito felizes e à disposição de todos”, declarou o gestor.

A capacitação consiste em três cursos a serem oferecidos em municípios-sede de várias regiões da Bahia, a exemplo de Vitória da Conquista, que está entre as cinco cidades baianas que oferecerá o curso de introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social. Já o Curso de Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do Sistema qualificará técnicos em Conceição do Coité, Barreiras, Itaberaba e Salvador. O Curso de Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária, por sua vez, vai aprimorar trabalhadores em Caetité, Valença e Salvador.

Albany Mendonça

Na Bahia, a instituição responsável pela organização e execução dos cursos do programa é a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). “Temos como meta, hoje, capacitar trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social em toda a Bahia. Já realizamos o curso introdutório em Cachoeira, Irecê, Camaçari e Juazeiro. Em Vitória da Conquista, estamos com quatro turmas”, informou a professora da URFB, Albany Mendonça.

José Bartilotti

O curso introdutório ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais é dividido em três módulos e tratará sobre temas como assistência social no campo da seguridade social, as bases de organização e operacionalização do Suas, conceitos fundamentais, princípios, diretrizes e público, o Sistema Único de Assistência Social e as agendas estratégicas de Governo, entre outros. “O objetivo do programa é a capacitação de gestores e técnicos de nível superior para que eles consigam fortalecer o Sistema Único de Assistência Social na Bahia”, declarou o coordenador do setor de Gestão do Trabalho e representante do Governo do Estado, José Bartilotti Neto.