Desenvolvimento Social
Postado em 26 de agosto de 2015 as 14:30:41
‘Estamos aqui para aprender porque queremos aplicar no nosso município’, disse o secretário de Assistência Social de Itabuna, Francisco Edson Batista
Um grupo de gestores e técnicos da Prefeitura de Itabuna, no sul da Bahia, viajou pouco mais de 230 quilômetros até Vitória da Conquista, no sudoeste, para conhecer de perto algumas experiências desenvolvidas pela Administração Municipal na área de desenvolvimento social.
Ciceroneados pela titular interina da pasta, Kátia Freitas, eles visitaram o Restaurante Popular e o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente na manhã de terça-feira, 25. À tarde, foram à sede do programa Conquista Criança, onde, além de conhecer os detalhes do funcionamento, puderam acompanhar uma apresentação do grupo percussivo formado por crianças atendidas pela iniciativa.
No Restaurante, são servidas mil refeições por dia, cada uma pelo preço de R$ 2. O cardápio conta, regularmente, com o suporte dado por profissionais da área de nutrição. Já o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente é o primeiro do Brasil a cumprir integralmente uma recomendação contida no Estatuto da Criança e do Adolescente: reúne num só lugar uma série de serviços jurídicos e socioassistenciais, de modo a facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social a seus direitos.
O Conquista Criança, por sua vez, oferece atividades lúdicas, preventivas e educativas a 425 educandos, com idades até 17 anos – todos tendo acesso a bolsa-auxílio e três refeições por dia. Este ano, o programa passou a contar também com uma escola em tempo integral, criada para atender exclusivamente a 200 educandos do Conquista Criança.
‘Aprender’ – O grupo demonstrou interesse por desenvolver em Itabuna algumas dessas experiências – especialmente no que se refere às duas primeiras. “Estamos aqui para aprender porque queremos aplicar no nosso município. Tem muita coisa aqui que nós vamos aproveitar”, disse o secretário municipal de Assistência Social de Itabuna, Francisco Edson Batista. “E vamos organizar para que tenha um crescimento principalmente em relação à população mais carente”, acrescentou.
‘De parabéns’ – Para outro itabunense, Edvaldo Santos, do Departamento de Apoio à Gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), as experiências bem-sucedidas vistas em terras conquistenses podem também funcionar em seu município. “Viemos fazer esta visita para ver, in loco, como está funcionando e aproveitar as práticas de sucesso para poder implantar em Itabuna”, informou. “A gestão de Vitória da Conquista está de parabéns. Fomos muito bem recebidos e, com certeza, vamos levar experiências muito proveitosas”.
‘Caminho certo’ – A secretária Kátia Freitas descreveu o momento como um daqueles dias em que Vitória da Conquista, devido à forma como a administração local executa certas políticas públicas, acaba por se tornar referência para outras administrações. “Tenho certeza de que daqui estão saindo grandes conhecimentos. É satisfatório sabermos que estamos no caminho certo e que isto tem sido referência, não só para os municípios circunvizinhos, mas para a Bahia e para o Brasil”, observou.