Educação
Postado em 16 de março de 2023 as 12:00:00
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou uma capacitação nessa quarta-feira 15), com gestores escolares (diretores e vices) responsáveis pela merenda nas unidades escolares. Além de trabalhar o preparo da merenda, as atividades também envolveram a parte pedagógica do Projeto Educação Alimentar Nutricional (EDUCAN), entrega da merenda na escola e também a prestação de contas.
O coordenador de Alimentação Escolar, Rodrigo Gigante, explicou que a formação teve como objetivo apresentar aos gestores e ao setor, como um todo, as mudanças que estão sendo implementadas em 2023. “Por exemplo, o Educan continua com a educação infantil, só que agora no primeiro semestre estamos implantando no fundamental I. No próximo semestre, é a vez do fundamental II”. Ele enfatizou que na questão do preparo dos alimentos, este ano deve ser colocado em prática a redução do açúcar, sendo que nas creches, a ordem do Governo Federal é zerar, ou seja, não ter o consumo do produto.
Na oportunidade também foi apresentada a proposta da Central de Processamento de Alimentos (CPA), cuja operação começa no próximo semestre. “Em julho, vamos chamar as merendeiras para fazer o balanço do primeiro semestre, ver o que está pendente e também apresentar para elas, formalmente, a CPA, o que é e qual benefício vai trazer”.
- Rodrigo Gigante
- Núbia Bahia
Para a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Auxêncio Dias Oliveira, situada na Lagoa das Flores, Núbia Bahia, é muito importante participar deste tipo de capacitação. “Só vem a acrescentar para que as crianças recebam merenda saudável nas escolas”. Ele ainda acrescentou: “É uma alimentação de excelente qualidade mesmo. Há nutricionistas preocupados com as crianças que têm alguma intolerância em relação à alimentação. Temos esse pessoal que está preocupado com isso, fazendo um cardápio diferenciado. Está muito bom”.
Participaram da capacitação, no período da manhã, os representantes das creches e escolas rurais, e à tarde, o pessoal das escolas urbanas e conveniadas.