Como forma de tornar mais seguro e mais ágil os processos dentro da Prefeitura, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) iniciou a implantação da Gestão Eletrônica de Documento (GED). Nesta primeira etapa, a GED irá atender a Procuradoria Jurídica, a Secretaria de Administração e o Setor de Compras do Município.

Por meio desse novo sistema, todos os processos vão tramitar eletronicamente do início até o final, com segurança nos dados e maior celeridade. Caso alguma demanda esteja parada, por exemplo, será possível que todos os envolvidos no processo possam identificar o problema e auxiliar, o quanto antes, em sua resolução.

Coordenador do NTI, Antônio Lauro de Oliveira ressalta os benefícios que o sistema trará: “com a GED, nós temos uma maior segurança em todos os processos e a agilidade na troca de informações entre os setores. Ela traz um benefício de grande valia, porque ela vai guardar um histórico e um acesso muito fácil – com uma simples pesquisa no sistema você consegue identificar um processo inteiro e toda o seu encaminhamento”.

Gustavo Silveira, advogado na Procuradoria Administrativa do Município, é entusiasta desse novo sistema e destaca a facilidade de acesso que ele promoverá. “A facilidade de poder acessar remotamente todos os processos que tramitam dentro da Procuradoria e dos outros setores da Prefeitura, pela web e, até mesmo, pelo aplicativo de celular, vai trazer mais celeridade em nossos trâmites internos e gerar uma grande economia de insumos, como a impressão de papel”, apontou.

A GED vem também como forma de adequação da administração pública às novas tecnologias disponíveis. O treinamento dos servidores que vão utilizar o sistema já teve início. Agora, o procedimento acontece in loco, junto aos setores envolvidos nessa etapa. A previsão é que, em dois meses, os servidores já estejam operando o GED de forma independente.