A Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) encerrou 2022 com balanço positivo das ações, em especial na valorização dos mais de 9 mil servidores e na modernização da gestão. Dos cuidados com a saúde mental e física dos trabalhadores da Prefeitura a eventos de natureza formativa e celebrações do Dia do Servidor, a Semgi teve avanços marcantes no ano que passou.

Uma das principais iniciativas, no âmbito da assistência à saúde, foi a ampliação e estruturação do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NAST). Ao longo do ano, o órgão foi responsável por realizar mais de 15 mil atendimentos a servidores, entre serviços de psiquiatria, psicologia, medicina do trabalho, segurança do trabalho, ginástica laboral, serviço social, oficinas e grupos operativos, além de encaminhamentos para consultas e exames. Consultados sobre a qualidade na prestação desses serviços, 96% dos servidores atendidos avaliaram de forma positiva.

Em setembro, foi criado o projeto GiNast: Corpo e Mente, que passou a levar a prática de ginástica laboral a diferentes setores da Semgi, sob a coordenaçãoda educadora física Hellis Caires Santos. O projeto tem como objetivo a diminuição das chamadas doenças laborais – aquelas que as pessoas adquirem a partir das atividades que desempenham no ambiente de trabalho.

Projeto GiNast levou ginástica laboral a servidores da Semgi

Modernizar a administração

Em termos de inovação, a Semgi promoveu, em fevereiro, o 1° Encontro de Líderes da Gestão Municipal. Com apoio do Hub Conquista e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o evento reuniu secretários e coordenadores do Governo Municipal para participarem do lançamento do programa Gestão para Resultados, cujo foco era exatamente a inovação na gestão pública.

Em 2022, quando era titular da Semgi Edivaldo Ferreira Júnior, foi criado o Prêmio de Inovação na Gestão Pública, cujo objetivo é premiar os melhores projetos dos servidores em três categorias: Inovação em Processos Organizacionais, Inovação em Serviços e Políticas Públicas. Os três primeiros lugares recebem, respectivamente, R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2,5 mil em prêmios. As propostas que forem selecionadas serão aplicadas na gestão municipal, com o objetivo de modernizar os fluxos internos da administração.

Prefeita, com Edivaldo Ferreira Jr e o palestrante Luís Gaban no lançamento do Prêmio de Inovação

ISO 9001

Um destaque de 2022 foi a manutenção do selo de qualidade internacional ISO 9001 no setor de gestão de processos administrativos e execução da folha de pagamento. A Prefeitura de Vitória da Conquista conseguiu essa certificação pela primeira vez em 2020, e a manteve após ser aprovada por auditoria realizada pela certificadora multinacional Rina Brasil, em outubro.

O resultado positivo não foi obtido por acaso. Para garantir o padrão ISO 9001, o Sistema de Gestão de Qualidade da Semgi promove, periodicamente, reuniões de avaliação crítica (as chamadas RAC’s), nas quais grupos de gestores analisam os resultados alcançados e o cumprimento de metas. Nesses encontros, são abordados os indicadores de qualidade e dados em geral, que produzem evidências para nortear os processos de tomada de decisão.

Intersetorialidade

Os encaminhamentos feitos nos diversos encontros formativos auxiliaram na renovação do selo de qualidade, que foi apenas uma das ações coordenadas pela Semgi – um setor que, diferente da maior parte da administração, direciona seus serviços para “dentro” do Governo Municipal. Afinal, as atenções da Semgi estão voltadas para a execução de atividades nas áreas de pessoal, material, patrimônio e serviços auxiliares. “Nosso objetivo é a valorização dos servidores públicos municipais e essa meta vai continuar sendo prioridade”, assegura o secretário municipal de Gestão e Inovação, Edimário Freitas.

Valorização do servidor é prioridade, afirma o secretário Edimário

Ao mesmo tempo, a Semgi está em permanente contato com as outras secretarias, orientando atividades desempenhadas por esses diversos setores, a fim de assegurar a uniformidade no cumprimento de diretrizes e normas legais. Para agilizar os processos administrativos, no sentido de unificar documentações e facilitar as consultas aos registros dos servidores, foi implantado o arquivo de pessoal. Com isso, o Governo Municipal atendeu a mais um requisito do Sistema de Gestão da Qualidade.

Homenagem ao servidor

Enquanto as demais secretarias lidam diretamente com o público externo, através da execução dos serviços direcionados à população em geral, o foco da Semgi, neste ano, foi a valorização e a capacitação dos servidores municipais, por meio de práticas de gestão de pessoas alinhadas às estratégias institucionais e às necessidades dos trabalhadores do serviço público municipal. Esse trabalho foi desenvolvido através de capacitações e treinamentos sobre combate a incêndios, noções de primeiros-socorros e conhecimentos tecnológicos, além da realização de eventos comemorativos.

Nesta última categoria, houve a recente homenagem aos servidores públicos municipais. O evento, dia 19 de novembro, no Estádio Municipal Lomanto Júnior, ofereceu aos servidores apresentações musicais, atividades recreativas e o sorteio de mais de 400 brindes, graças à parceria entre a Prefeitura e mais de 60 empresas da cidade. Além disso, cada secretaria municipal premiou, pela segunda vez, o servidor-show, escolhido em votação pelos colegas.

No Estádio Lomanto Júnior, a festa em homenagem aos servidores teve música e atividades recreativas