O Grupo de Gestantes “Bendito é o fruto do vosso ventre” da equipe II da Unidade de Saúde da Família de Lagoa das Flores, realizou na última semana uma série de atividades em homenagem as futuras mães do grupo. A reunião contou com palestras e dinâmicas realizadas pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e do Serviço Social do Comércio (SESC) que ofereceu massagem, limpeza de pele e decoração das unhas das gestantes.

Juliede

O grupo que começou suas reuniões no mês de janeiro, atualmente conta com 30 gestantes que se reúnem duas vezes por mês, com o objetivo de orientar, informar e esclarecer as mães sobre os cuidados gerais ligados à maternidade, antes e após o parto. “Nossa ideia com o grupo, além das orientações, é fortalecer a gestante neste período especial e prepará-la para um parto tranquilo e saudável”, explicou a enfermeira da equipe de Lagoa das Flores, Juliede Rosa.

Josana

Aline e Elizone

Josana Santos Guimarães, grávida de seu primeiro filho, conta que aguarda as reuniões ansiosa. “Não perco uma reunião. Volto para minha casa mais feliz. Só tenho a agradecer à equipe por estes encontros”, destacou Josana.

Aline Lima Santos, que espera o seu segundo filho, sempre vai aos encontros, acompanhada por sua tia Elizone de Souza. “O grupo é muito bom porque incentiva, orienta e ajuda nas novas informações sobre o parto, a gestação e a amamentação”, ressaltou Elizone.

Para a psicóloga do Nasf, Sabina Campos do Nascimento, este momento de interação entre as gestantes proporciona a compreensão do processo de gestação.

Sabina

“No grupo, elas compartilham dúvidas e medos sobre a maternidade, o que possibilita o fortalecimento destas gestantes, que é essencial para sua segurança na hora do parto”, avaliou Sabina.