A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) tem como preocupação primordial garantir aos pacientes um acolhimento de excelência e que inclua a garantia de sua segurança. Isso é assegurado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), instituído de acordo com o que preconiza a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e tem como função apoiar a direção dos serviços de saúde na implementação e gestão de ações de melhoria da qualidade da assistência.

Como parte dessas ações, a Equipe Multidisciplinar da FSVC e o NSP realizaram nesta semana duas aulas presenciais no Auditório da FSVC direcionadas às equipes de Enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem que prestam cuidados diretos aos pacientes), de Fisioterapia e aos Neonatologistas do Hospital Municipal Esaú Matos. Foram apresentados o novo Protocolo de Posicionamento Terapêutico Neonatal e o roteiro para os cuidados diários com o CPAP nasal – pressão positiva contínua em vias aéreas.

A coordenadora do NSP, Andressa Baleeiro, explicou que as aulas têm o propósito de prevenir lesões ao recém-nascido e futuras sequelas que podem ocorrer devido ao posicionamento inadequado do bebê durante sua internação. “É algo que não é tão bem discutido na literatura médica, por isso a equipe multidisciplinar da UTI neonatal do Esaú Matos elaborou um Protocolo de Posicionamento e nós repassamos esta rotina pra equipe da Fundação”, explicou.

O Posicionamento Terapêutico Neonatal é uma intervenção não invasiva, de responsabilidade de todos que cuidam diretamente do recém-nascido, que busca a organização postural e neurocomportamental do bebê, favorecendo a postura flexora vivenciada intraútero, experiência esta é perdida com o nascimento prematuro.

O outro assunto abordado no encontro foi o CPAP Nasal. Segundo a fisioterapeuta, Juliana Lessa, esta é uma estratégia bastante utilizada na assistência ao recém-nascido que apresenta desconforto respiratório e que necessita de cuidados e vigilância diários. “Nós apresentamos na aula um roteiro, criado pela equipe de Fisioterapia, e ilustrado com fotos de todos os cuidados diários que devem ser realizados com o CPAP”, explicou.

Durante o evento, foi apresentado também o Comitê de Ética de Enfermagem. A coordenadora do NSP informou que, até então, o comitê não existia na FSVC. “Como nós implantamos o comitê, aproveitamos o momento já pra apresentar para a equipe essa novidade, a equipe que compõe o Comitê de Ética”, explicou Andressa.

A realização de mais esta ação, bem como a implementação do Comitê de Ética de Enfermagem corroboram com aquilo que defende a FSVC: “somos gente trabalhando para pessoas e para isso é necessário que se garanta o bem estar de quem procura os serviços. A FSVC é uma instituição que preza pelos princípios que regem o NSP, que são: a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde; a disseminação sistemática da cultura de segurança; a articulação e a integração dos processos de gestão de risco; e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde dentro de seu âmbito de atuação”, concluiu Andressa.