Fundação de Saúde
Postado em 2 de janeiro de 2025 as 14:56:48
A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) encerrou o ano de 2024 com resultados expressivos que refletem seu compromisso em continuar garantindo aos conquistenses e pacientes de toda a região acesso a serviços de saúde de qualidade. Durante o ano, a Instituição trabalhou intensamente no aperfeiçoamento de processos internos para garantir o atendimento nos equipamentos sob sua administração, com destaque para o Hospital Municipal Esaú Matos, referência em pediatria e obstetrícia no interior da Bahia.
“Por sermos referência, sabemos que a procura por nossos serviços cresce a cada dia. Em um levantamento recente que realizamos, identificamos pacientes de mais de 700 cidades do país. O que mostra a importância dos nossos equipamentos”, destacou Daniel Perrucho, diretor-geral da Fundação.
Para enfrentar o desafio de equilibrar a crescente demanda com a manutenção da qualidade dos serviços prestados, entre as ações de destaque neste ano, estão a modernização de equipamentos, a implementação de novos protocolos assistenciais e o fortalecimento das equipes médicas e técnicas. “O objetivo foi não apenas melhorar o atendimento, mas também garantir uma gestão mais eficiente, capaz de absorver o aumento no fluxo de pacientes e oferecer respostas rápidas às necessidades da população”, reforçou o diretor-geral.
Resultados concretos em números
A Fundação Pública de Saúde de Vitória (FSVC) se destaca pela oferta de serviços de saúde integrados e humanizados, com unidades essenciais como o Hospital Municipal Esaú Matos, a Clínica Municipal de Reabilitação Dr. Sebastião Castro, o Ambulatório de Saúde Mental, o Laboratório Central e o Banco de Leite.
O Hospital Municipal Esaú Matos é referência em pediatria e obstetrícia. Em 2024, foram realizados, em média, 500 partos por mês, além de quase 30 mil atendimentos pediátricos. A unidade realizou, ainda, mais de 20 mil exames especializados como ultrassonografia, raio-x, ecocardiograma fetal e pediátrico. Outro número de destaque é referente à quantidade de consultas com especialistas como fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas: 29 mil. A realização de pequenas e médias cirurgias, como laqueaduras e bucomaxilofaciais, também se destaca. Ao todo, foram realizadas mais de 1.400 cirurgias em 2024.
Já o Ambulatório de Saúde Mental tem sido essencial para o atendimento de pacientes com transtornos mentais leves a moderados. Com uma equipe multiprofissional, a unidade registrou 50 mil atendimentos em 2024, incluindo consultas na unidade e atendimentos domiciliares, que atendem pacientes em situação de vulnerabilidade. A Clínica de Reabilitação, por sua vez, atendeu 33.792 pacientes de janeiro a outubro de 2024, com serviços especializados em ortopedia e fisioterapia, oferecendo cuidados personalizados para cada caso.
Neste ano, além do trabalho fundamental relacionado à vigilância epidemiológica e ambiental, o Laboratório Central da FSVC teve um papel essencial no enfrentamento da epidemia de dengue que afetou o Brasil a partir de fevereiro. Durante o período crítico da epidemia, o laboratório realizou 14.732 exames para auxiliar no diagnóstico e controle da doença, atendendo a uma demanda crescente e essencial para o tratamento da população. Este esforço foi fundamental para ajudar a identificar casos, monitorar a evolução da epidemia e proporcionar suporte às equipes de saúde na gestão do surto.
Para 2025, a direção da Fundação está planejando ampliar o investimento em melhorias estruturais, capacitação de profissionais e inovação para manter a Fundação como a grande referência em saúde. “Nosso foco permanece em assegurar que cada paciente, seja de Vitória da Conquista ou de outra cidade, receba um atendimento digno, humanizado e de qualidade”, concluiu Perrucho.