Durante a implantação, o prefeito Guilherme Menezes destacou: “Com a Fundação, o que queremos é fazer com que o Esaú Matos e o Laboratório Central atuem prestando uma atenção cada vez mais qualificada a toda nossa população”.

Nessa quinta-feira, 2 de janeiro de 2014, a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) completa um ano de serviços prestados a comunidade. Criada pelo Governo Municipal por meio da Lei nº 1.785/2011, a fundação é responsável por administrar o Hospital Municipal Esaú Matos e o Laboratório Central Municipal.

Durante doze meses de gestão, a FSVC buscou aperfeiçoar ainda mais a administração de ambos os equipamentos. Nesse sentido, destaque para a reorganização do setor de compras, que passou a ser independente após a fundação, e para as reformas de alguns setores da unidade hospitalar.

Com relação ao atendimento, no Hospital Esaú Matos foi realizada uma média de 350 partos/mês, 120 cirurgias eletivas/mês, 60 internamentos na UTI neonatal/mês, 1.800 atendimentos no pronto-socorro pediátrico/mês, 2.300 exames no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI)/mês.

Atualmente, o hospital oferece Pronto Socorro Pediátrico; Pronto Atendimento em Obstetrícia; Ambulatório para a realização de pequenas cirurgias eletivas, pré-natal de alto risco e atendimento especial pós UTI para crianças prematuras (follow up) e planejamento familiar; Centro Diagnóstico por Imagem (CDI); Centro Cirúrgico para cirurgias ginecológicas, pediátricas, de otorrinolaringologia, reparadoras, de fístula arteriovenosa e buco-maxilo-facial; internato de pediatria e obstetrícia; Centro Obstétrico com pré-parto e duas salas de parto; alojamento; internato para residentes em pediatria e obstetrícia, ginecologia e anestesiologia; UTI Neonatal com 8 leitos e Semi-intensiva com 10 leitos e Alojamento Família Canguru com 4 leitos.

Banco de Leite Humano – Também pertencente à estrutura do Esaú, o Banco de Leite Humano foi um dos setores que mais se destacou em 2013, com o recebimento do certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano” categoria ouro do Ministério da Saúde. Este foi um reconhecimento ao serviço prestado pela unidade que é campeã em coleta de leite humano na Bahia com uma média de 75 litros de leite coletados/mês, segundo dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Cidadania – Em dezembro de 2013, a fundação aderiu ao Projeto Minha Certidão. Com isso, o Posto Avançando do Registro Civil (Parc) do Esaú, inaugurado em dezembro de 2008, passou a ter autonomia gerencial, sendo interligado, por meio de internet, ao Cartório de Registro Civil do município. O cartório do Esaú foi criado para facilitar o acesso ao registro civil e funciona expedindo documentos para crianças nascidas na unidade, onde são registradas em média 200 crianças por mês.

Laboratório Central Municipal (Lacem) – O maior laboratório de saúde pública do interior da Bahia foi escolhido em 2013 pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) para ser polo regional para cerca de dezenove municípios e auxiliar o Laboratório Central do Estado no controle de doenças de agravo de saúde pública, como coqueluche, de difteria, tuberculose, entre outras.

Ainda em 2013, pela sexta vez consecutiva o Lacem recebeu o selo excelente do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) promovido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e aumentou sua capacidade de realização de exames de uma média de 30 mil exames/mês para 53 mil exames/mês.

Mais de 90% dos exames são disponibilizados em até 24h pela internet, no site da Prefeitura, desde janeiro de 2013. Os exames que precisam de protocolo continuam sendo disponibilizados no Lacem.