A Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) ofereceu durante os dias 22 e 24 de julho uma capacitação em Aleitamento Materno para os profissionais de saúde da unidade. Cerca de 40 pessoas participaram do curso, que teve como objetivo a atualização dos funcionários sobre as práticas dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Durante o aperfeiçoamento, os funcionários do Hospital Municipal Esaú Matos aprenderam sobre as vantagens e as práticas que auxiliam o aleitamento materno, questões relacionadas à saúde lactante e o apoio contínuo à mãe e participaram ainda da palestra “Habilidades da Comunicação”, ministrada pela psicóloga da fundação, Nayla Carregoza. A palestra abordou sobre a importância de os funcionários ouvirem as necessidades dos pacientes e entenderem seus sinais e as diferentes formas de comunicação: verbal ou não verbal.

Nayla Carregoza

Para Keysa Regiane, técnica de enfermagem que já trabalha há dois anos na instituição, a formação auxilia na prática do trato com as mães e os bebês. “O Esaú Matos sempre teve rigor com o exercício do aleitamento materno, e os cursos que são oferecidos sempre nos orientam e reforçam essa prática, para que no dia a dia os funcionários passem as informações para as mães de forma cada vez mais qualificada”, afirma.

Keysa Regiane

O Esaú Matos tem o título de Hospital Amigo da Criança e é referência em incentivo à amamentação na região. “Nós da FSVC promovemos, protegemos e apoiamos o aleitamento materno, e nesse processo também auxiliamos na redução da morbimortalidade materna e infantil, além de assegurar mais saúde para as mães e os bebês”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos.

Adriana informou ainda que, em breve, será distribuída e fixada em todos os setores do hospital uma cartilha, já disponível no Banco de Leite, com as normas do aleitamento materno.