Laudira elogia funcionamento da unidade de saúde aos sábados e espera restabelecer a saúde o mais rápido

Apresentando sintomas clássicos da dengue, como dor de cabeça, náusea, fraqueza e febre, a auxiliar de cozinha, Laudira Fernandes, não pensou duas vezes e procurou, neste sábado (13), por atendimento médico na Policlínica de Atenção Básica do Panorama. “E o atendimento foi ótimo. Para mim, facilitou bastante a unidade aqui estar aberta”, disse.

Desde março deste ano, como estratégia de enfrentamento aos casos suspeitos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu o funcionamento aos sábados e em horário estendido para outras três unidades de saúde, além da policlínica, para atender aos casos suspeitos de arboviroses. São elas: o Régis Pacheco, Dr. Admário Santos e a do Conveima.

“Com esse horário ampliado, nós esperamos oportunizar para esses pacientes que eles tenham acesso às nossas unidades de saúde, em razão da impossibilidade de comparecer na semana, por mais que a gente esteja abrindo também à noite”, explicou a diretora da Atenção Básica, Ana Maria Ferraz, durante visita à Policlínica de Atenção Básica do Panorama.

Ana Maria Ferraz

A demanda nestas unidades tem sido espontânea. “Ou seja, tanto o paciente que é daquela unidade quanto aquele que não é pode buscar essas unidades para o atendimento clínico das arboviroses”, disse Ana Maria. Para tanto, a SMS disponibiliza uma equipe formada por enfermeiro, médico, técnicos de enfermagem, além do setor administrativo, segurança patrimonial e higienização.

Segundo a diretora, aos sábados têm sido registrados em torno de 200 a 280 atendimentos e avaliações são feitas de forma permanente sobre esta demanda. “Todo fim de semana, fazemos esse monitoramento”, afirmou.

Policlínica de Atenção Básica do Panorama tem funcionado das 8h às 22h nos sábados

Caso necessite de atendimento para arbovirose aos sábados, o paciente pode buscar as unidades Régis Pacheco e a Policlínica do Panorama, das 8h às 22h, e a Admário e Conveima, das 8h às 13h.