Imagens traduzem toda emoção do momento

É o projeto Memórias de Afeto, mais uma iniciativa de humanização realizada pela entidade

Por meio da fotografia é possível eternizar momentos especiais, momentos para serem relembrados. E mais do que simples registros, algumas fotos traduzem toda a emoção do instante capturado pelo fotógrafo.

As imagens expostas nessa matéria são exemplo disso. Algumas delas mostram o exato momento que as mães trazem seus bebês ao mundo, no Hospital Municipal Esaú Matos, e minutos que antecedem o nascimento.

Nascimento do bebê é registrado pelo projeto

As fotografias são resultado do projeto Memórias de Afeto, mais uma iniciativa de humanização realizada pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista. O objetivo é registrar manifestações de carinho e ternura no dia a dia dos órgãos administrados pela Fundação.

“E isso pode acontecer entre paciente e equipe, família e bebê, entre os funcionários. A nossa ideia, com esse projeto, é construir essa memória afetiva da Fundação”, contou a coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), Christianne Schettine.

Carinho entre as equipes de trabalho também é registrado

Por trás das lentes, toda a sensibilidade da fotógrafa Malu Ferraz. A jovem conta que, inicialmente, sempre teve uma curiosidade pela fotografia de parto. Por isso, ao receber o convite do GTH, não hesitou.

Hoje, já são mais de três partos eternizados por suas lentes, sem se falar dos momentos registrados nas enfermarias e corredores do hospital. Tudo de forma muito espontânea, como é típico da fotografia documental (sem fotos dirigidas, nem poses). “Acompanhar esses partos foi uma das experiências mais lindas que vivi”, ressalta Malu.

Malu percorre espaços do hospital fazendo os registros

Para a jovem, o projeto tem mudado o seu olhar fotográfico, deixando-o ainda mais apurado e sensível. “Além disso, a receptividade tem sido muito boa. Independente de ser eu a fotógrafa, o projeto é lindo e importante por ser algo novo, por retratar e mostrar para outras pessoas esse afeto que existe aqui”, destacou.

Afeto como o traduzido nos olhares e sorrisos trocados entre a estudante Luliane Santos e seu primeiro filho, Davi. Natural de Cândido Sales, a jovem foi fotografada ao lado do seu filho por Malu e comemorou a possibilidade de ter esse registro das primeiras horas de vida do seu bebê.

Luliane é só felicidade ao segurar seu primeiro filho, Davi

“Achei esse projeto bem interessante, deixa a gente até mais animada e entusiasmada. Depois, com a fotografia em mãos, vamos lembrar esse que foi o dia mais especial de nossas vidas”, assegurou Luliane.

Os registros do Memórias de Afeto ficam acessíveis para que as pessoas fotografadas façam a revelação. A ideia é que as fotos sejam objeto de uma exposição e componham a decoração do hospital.

Fotografias devem compor exposição e decoração do hospital

 

Obs.:Todas as fotos que ilustram a matéria são de autoria da fotógrafa Malu Ferraz. As fotos dos ensaios são uma doação ao projeto.