Nos dias 8 e 9 de dezembro, o Fórum Municipal de Educação (FME) realizará uma audiência pública com o tema “Plano Municipal de Educação: para quê projeto de sociedade?”. O objetivo da audiência é apresentar os resultados do plano aprovado em 2015 e avaliar as perspectivas da educação municipal.

Antes, foram realizadas duas pré-audiências públicas com o objetivo de apresentar o relatório do FME e debater as metas e estratégias consolidadas para atender ao plano decenal. A última reunião preparativa para a audiência pública de dezembro aconteceu ontem (21), no auditório do Ministério da Agricultura.

“Nós já estamos na perspectiva de fazermos uma avaliação desses oito anos de implementação, para termos a consolidação de novos horizontes e poder pensar o nosso novo plano. Experimentar esses próximos dois anos, as próximas audiências, já com o intuito de demarcar metas: o que precisa refazer, alterar, proporcionar novos percentuais à luz do que o censo municipal tem indicado”, explicou a coordenadora do FME, Talamira Taita.

A vice-coordenadora, Emília Guimarães, diz que as pré-audiências funcionam para começar a instigar nas pessoas o desejo de participar, discutir e se envolver na educação do município.

Para o secretário Municipal de Educação, Edgard Larry, é de fundamental importância a participação de toda a sociedade na audiência a ser realizada em dezembro. “Nós temos a Smed, o FME e também o Conselho Municipal de Educação. Entretanto, a audiência permite a participação de toda a sociedade. O nosso desejo é que Vitória da Conquista seja um polo educacional de qualidade, quer seja público e privado, creches, educação infantil, fundamental, médio e superior”.