Na manhã desta quinta-feira (17), na quadra da Pastoral Nossa Senhora das Graças, a Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), realizou o encerramento do Fórum Comunitário das Políticas Públicas pela Criança e Adolescente – Edição 2021/2024 do Selo Unicef, que iniciou suas atividades no dia 14 de fevereiro. A cerimônia contou com a participação do secretário de Educação, Edgar Larry, da secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e da presidente do Comdica, Leda Freitas.

O Fórum é uma etapa obrigatória do programa do Selo Unicef. É o momento no qual são postas para aprovação as propostas de ações voltadas ao alcance dos indicadores determinados pelo Unicef no Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Edgar Larry (Educação), Michael Farias (Desenvolvimento Social), Polimnia Cassimiro e Ramona Cerqueira (Saúde)

Representando a prefeita Sheila Lemos, Michael Farias destacou a importância da intersetorialidade para atingir os indicadores que foram aprovados no Plano e indicados pelo Unicef. “Estamos aqui, juntos, Assistência Social, Educação e Saúde, não só para cumprir a meta estabelecida pelo Selo, mas porque o Governo Municipal nomeou como prioritária a pauta da infância e adolescência em nosso município, garantindo a todas elas o acesso às políticas públicas que garantam o seu pleno desenvolvimento”, declarou Michael.

A articuladora do Selo Unicef, Polimnia Cassimiro, destacou a importância do Fórum para ouvir todos os atores envolvidos no atendimento de crianças e adolescentes. “O Selo tem várias etapas, mas eu considero que este é o momento mais importantes, pois, reúne todos os envolvidos na atenção às crianças e adolescentes do nosso município”, ressaltou Políminia.

Representante do NUCA

Durante o evento, foram apresentados os adolescentes participantes do Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA), espaço de interação, criado pelo Selo Unicef para dar voz aos adolescentes no decorrer do programa. Para a representante do NUCA, Vitória Caline de Oliveira Moreira, o Fórum foi um momento muito especial. “Estamos muito felizes, hoje é um dia histórico porque Vitória da Conquista conhecerá o NUCA a partir da nossa participação cidadã. Nós, adolescentes, vamos assumir o nosso protagonismo e contribuir para construção das políticas publicadas de atendimento ao nosso público”, salientou Caline.