Formações acontecem mensalmente e a cada bimestre

Foi concluída, ontem (31), uma formação para 300 professores do 1º ao 3º ano da Rede Municipal de Ensino. Ao longo de seis dias, eles atualizaram os conhecimentos sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), como utilizar os gêneros textuais nas aulas remotas de acordo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o acompanhamento das atividades do programa Educar pra Valer.

Formações como esta são realizadas, pelo Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), de forma continuada para os professores, com o objetivo de melhorar a prática pedagógica na rede. Para os professores do Ensino Fundamental I e Educação Infantil, a formação é mensal. Já para os do Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) é bimestral.

“Mesmo com a pandemia, não temos parado os nossos estudos, os momentos de troca de experiências. A cada mês, realizamos uma formação, com convidados, trazendo temáticas e abordagens novas de como realizar esse estudo remoto. Os professores também apresentam suas iniciativas exitosas para que um possa aprender com outro para uma efetiva aprendizagem. Tem sido momentos enriquecedores”, comentou a coordenadora pedagógica da equipe de formação do Núcleo, Lara Neri.

Um dos temas abordados nesta última formação e que chamou a atenção da professora da Escola Municipal Eulálio Leite, Lígia Leite, foi o AEE realizado com os alunos que possuem algum tipo de deficiência. “A formação foi enriquecedora porque sanou algumas dúvidas sobre esses alunos”. A professora, inclusive, espera que sejam promovidos outros momento com o Núcleo de Educação Especial.