Um domingo que combinou um dia de céu claro, alegria, confraternização e vida saudável, com a realização do Vem de Bike, evento promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), como parte da programação da Semana de Incentivo ao Ciclismo em Vitória da Conquista, instituída em 2017, pelo prefeito Herzem Gusmão, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável na cidade.

E o evento foi um sucesso. Os ciclistas se encontraram na Praça Vítor Brito e de lá seguiram até a Lagoa das Bateias, por um circuito que incluiu as avenidas Bartolomeu de Gusmão, Juracy Magalhães, Perimetral, Olívia Flores, Rosa Cruz, Siqueira Campos, Estação Hérzem Gusmão, Régis Pacheco, Crescêncio Silveira, Santos Dumont e Alagoas. No encerramento, onde foram realizados o sorteio de brindes e a distribuição de mudas aos participantes.

A prefeita Sheila Lemos compareceu ao local de encerramento do passeio ciclístico parabenizou a organização pela escolha da Lagoa das Bateias para finalização do passeio. “A Lagoa das Bateias é um lugar muito bom para a prática esportiva, mas estava esquecido, então, a gente está trazendo este evento e teremos outros. Vamos movimentar os finais de semana com práticas esportivas para toda família aqui na cidade”, declarou Sheila.

A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, lembrou que o ciclismo é importante tanto para a saúde como também é uma prática sustentável que colabora com o meu ambiente. “Quanto mais pessoas utilizarem a bike, melhor para saúde e principalmente, melhor para o meio ambiente”, ressaltou Ana.

Bruno Gusmão, da Associação de Ciclismo do Sudoeste, participou do evento com a família e destacou que o ciclismo vem crescendo em Vitória da Conquista. “Eu pedalo há 27 anos e nossa ideia é incentivar mais pessoas a utilizarem a bicicleta como meio de transporte e também para o esporte. Conquista é a capital do pedal, hoje já temos em torno de 50 grupos de bike. Estamos muito felizes com parceria da Prefeitura que tem incentivado esta prática em nosso município” comentou.

Elenilda Ramos lidera o grupo “Somos todas maravilhas”, que conta com 160 mulheres que adoram pedalar. Ela também participou do passeio e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “É papel do governo proporcionar essas políticas públicas de promoção a saúde, de lazer. Eu vejo isso como ponto positivo, o incentivo a este esporte que cresceu muito em Conquista, principalmente neste momento de pandemia”, destacou Elenilda.

Durante o percurso, o Simtrans deu suporte no trânsito. Para realizar o evento, além de várias secretarias municipais, a Secretaria do Meio Ambiente contou com a parceria da Associação dos Ciclistas do Sudoeste, do Pedala Brasil, Cachorro do Mato, Casa do Ciclista, Teiú, Tia Sônia e Ativa Fitness.