Educação
Postado em 10 de junho de 2025 as 09:30:54
O Fórum Municipal de Educação realizou nessa segunda-feira (9), uma reunião na sede do Conselho de Municipal de Educação para tratar da organização da audiência pública, que acontece em agosto, para a última avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) vigente.
De acordo com a coordenadora do FME, Martha Valéria Reis, a divisão de tarefas é necessária para que se possa realizar essa a última conferência do PME e começar o planejamento do próximo PME, que já está em discussão no Senado e na Câmara dos Deputados. A prorrogação do plano atual foi encaminhada à Câmara de Vereadores, porque o Plano Nacional também foi prorrogado. “Depois da audiência, enquanto este plano estiver na fase de prorrogação, já vamos estar estudando as demandas do novo plano”.

Martha Valéria
Plano Municipal de Educação – O PME é um documento estratégico que estabelece diretrizes, objetivos e metas para a educação municipal. Durante 10 anos, ele orienta o planejamento educacional e deve estar alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE). É elaborado com a participação da comunidade, garantindo que as expectativas e necessidades dos estudantes, pais e educadores sejam consideradas.
Já o Fórum Municipal de Educação é um espaço de participação da sociedade na formulação e acompanhamento das políticas educacionais no município. Dentre as suas principais funções estão organizar e coordenar as conferências que discutem políticas educacionais, monitorar a implementação das deliberações das conferências, garantindo que as decisões sejam aplicadas, e coordenar a elaboração dos planos de educação com a participação da sociedade. Segundo Martha Valéria, a importância do FME reside em fortalecer a participação social na educação, contribuindo para a construção de políticas públicas mais justas e eficientes, com foco nas necessidades da comunidade.
De acordo com o secretário Edgard Larry, juntos, FME e PME formam uma rede de apoio à educação, permitindo o monitoramento e a avaliação contínua das políticas implementadas. “Através dessa integração, busca-se promover uma educação que respeite a diversidade, valorize a inclusão e ofereça oportunidades equitativas para todos os cidadãos do município. Por meio do diálogo constante entre a comunidade e as autoridades educacionais poderá ocorrer uma transformação na realidade educacional, formando cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios do futuro”.