Agentes municipais de trânsito e de transporte, policiais militares estaduais e policiais rodoviários federais participam nesta segunda, 17, e terça-feira, 18, de uma capacitação. O curso é promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com a Escola de Formação de Instrutores da Bahia (FTRAN) e a Associação de Empresas de Transportes Urbanos (AETU). A atividade acontece na sede da FTRAN.

Durante o curso, estão sendo ministradas palestras que abordam temas relacionados a fiscalização do transporte coletivo urbano, rural e escolar.

Para o coordenador municipal de Trânsito, Herling Conceição, a capacitação é uma das primeiras ações realizadas pela coordenação em 2014 e “tem o objetivo de apresentar pontos relevantes e ligados a atuação dos agentes que fiscalizam o trânsito”.

A professora, Rebeca Medeiros, que ministrou aula sobre tratamento diferenciado às crianças e aos adolescentes no momento da abordagem, destacou a importância do curso. “Certamente esses profissionais sairão daqui mais seguros para efetivar essa função tão importante, atuando para o bom funcionamento do sistema de transporte, que precisa de uma fiscalização intensa”.

Segundo o gerente de Educação para o Trânsito, Valbert Laert Nunes, as expectativas com a ação são muito positivas. “Haverá o engrandecimento da própria atividade de fiscalização e, com certeza, esperamos colocar profissionais mais qualificados em atuação para que a comunidade se beneficie com esse serviço”.

Augusto Silveira

Os participantes aprovam a capacitação. Para o agente municipal de fiscalização do transporte, Augusto Silveira, “o curso veio para dar um conteúdo maior e mais abrangente sobre a atuação dos profissionais da área”.

Iran Profeta

Iran Profeta, agente municipal de trânsito, completou: “essas aulas estão trazendo muitas respostas de como agir em várias situações encontradas no nosso dia a dia. As aulas estão sendo bastante proveitosas”, concluiu.