Fique em casa. É o pedido daqueles que estão na linha de frente no combate ao Covid-19 (novo coronavírus). Gestores e cientistas de todo mundo têm solicitado o isolamento social para enfrentar a pandemia. Países ou cidades que adotaram essa medida conseguiram um controle maior da doença e o sistema de saúde não entrou em colapso.

Os gráficos mostram que, se todo mundo seguir sua rotina diária, ao invés de ficar em casa, o vírus vai se propagando com maior rapidez. Um dos fatores desse avanço é que os infectados assintomáticos (que não apresentam sintomas) podem passar o vírus para outra pessoa. Por ser um vírus novo, ninguém tem anticorpos para combater o Covid-19 e uma boa parte da população poderá ser atingida. A maioria vai ter casos leves, mas os casos graves precisarão de internamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e em pouco tempo, o número de leitos não comportaria o número de pacientes. Lembre-se que, além do novo coronavírus, há cardiopatas e outros doentes crônicos que necessitam de UTI.

Ao respeitar a quarentena, uma pessoa infectada tem menos chances de transmitir o Covid-19 a outra pessoa. Agora, vamos pensar que essa pessoa tenha agravo em seu estado de saúde e precise ir ao hospital. As chances de transmitir para outras pessoas pelo caminho é muito grande.

Foi pensando nisso que, mesmo não tendo ainda um caso confirmado, a Prefeitura suspendeu desde a última quarta-feira (18) várias atividades e a partir de hoje (23), decretou o fechamento do comércio, autorizando seus funcionários, lotados em setores não essenciais, a trabalharem de casa.

A aglomeração de pessoas é um aliado do Covid-19 e você não quer contribuir com esse inimigo resistente. Pesquisa já comprova que o novo coronavírus permanece vivo por horas e até mesmo dias em alguns materiais, como o aço inoxidável e o plástico. Então, é importante higienizar as superfícies e lavar a mão com sabão ou passar álcool em gel acima de 70%. É essencial também, respeitar o distanciamento, quanto mais próxima uma pessoa da outra, maior a chance de transmissão do vírus por tosse, espirro ou algum contato.

Por isso tudo, fique em casa!