Educação
Postado em 23 de maio de 2023 as 18:47:38
Nesta terça-feira (23), aconteceu no auditório da TV Sudoeste o workshop para os finalistas do Projeto Lápis na Mão, na categoria redação. O evento contou com a presença das entidades parceiras, como a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e patrocinadores. O objetivo foi apresentar aos alunos, técnicas de redação que possam ajudar no preparo do texto final e também o subtema, atrelado ao tema principal “Minha Terra, nossa casa comum: Sustentabilidade para um futuro possível”.
- Equipe da Uesb liderada pela Prof.ª Márcia Helena (primeira à esquerda)
- Banner do Projeto
O workshop foi conduzido pela professora da Uesb, Márcia Helena de Melo Pereira. Ela explicou que o Projeto Lápis na Mão trabalha com dois gêneros discursivos, a narrativa e o texto dissertativo argumentativo. “Estilos e estruturas composicionais diferentes. Hoje vamos falar como se estruturam esses gêneros, como são e devem ser textualizados, quais as características que devem compor esses gêneros”. Foram abordadas também as questões de textualidade que envolvem, por exemplo, a coesão e a a coerência textual. “Aproveitamos também para discutir com os alunos o subtema”.
O secretário Edgard Larry participou do workshop, representando o Governo Municipal, acompanhado da professora Cristina Leilane, do Núcleo Pedagógico. Para o secretário, o projeto é uma grande alavanca de transformação para a juventude. “Estamos experimentando isso através desta importante parceria da Smed com a TV Sudoeste, e temos experimentado revelações de talentos e de transformação destes talentos em verdadeiros expositores das potencialidades aqui no nosso município”.
Ainda segundo Larry, quando a TV Sudoeste proporciona uma oportunidade como esta, é porque sabe que as escolas têm o que apresentar à sociedade. “Esse projeto vem mostrar cada um para o mundo, para o palco da vida, para a nossa sociedade com todo potencial que tem, que fará de cada um, grandes talentos, exercitadores das profissões que vierem a escolher”, concluiu.
- Edgard Larry (ao centro)
- Cauto Freitas
O gerente executivo da TV Sudoeste, Cauto Freitas, reforçou a importância do projeto. “O texto, seja de WhatsApp, de trabalho, até uma carta para a namorada, tem que ser bem escrito. Então, aqui temos esta bagagem com a equipe da Uesb, com uma mentoria que acompanha todos estes talentos de alunos aqui e, com certeza, vão despontar novos alunos interessados na escrita e que darão continuidade nos seus estudos”.