O Estande da Prefeitura está situado ao lado do palco principal

A Prefeitura de Vitória da Conquista está presente na 15ª edição do Festival de Inverno Bahia (FIB). Durante todos os dias do evento, estão sendo oferecidos serviços que contribuem para o bem-estar, segurança e comodidade das pessoas.

Para garantir o acesso da população aos serviços, foi montado um estande ao lado do palco principal. No local, o Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), distribui material informativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e preservativos.

O estudante, João Pedro, aproveitou o intervalo entre os shows para passar no estante. Segundo ele, é muito importante que a Prefeitura divulgue os serviços como o do Caav, de prevenção a ISTs. “Eu adoro essa cidade e queria dar parabéns à prefeitura pelos serviços que tive conhecimento, a população merece!”, disse.

Pedro parabeniza a prefeitura pelo trabalho no FIB 2019

Novidades – A coordenação de Saúde Mental também está realizando o trabalho de conscientização com o público, passando orientações sobre o uso abusivo de bebidas alcoólicas e o risco na mistura de substâncias psicoativas com outros tipos de drogas.

Neste ano, a Prefeitura inovou aplicando o Alcohol Use Disorder Identification Test (Audit), que se trata de um teste por meio de um aplicativo em que as pessoas respondem perguntas objetivas sobre o uso de bebida alcoólica e, a partir do resultado, recebem orientações da coordenação.

Teste via aplicativo orienta sobre o consumo de bebidas alcoólica é aplicado no Fib

“Neste teste existem níveis de consumo em que procuramos orientar: o consumo excessivo, o de risco e o de dependência. Cada um possui suas orientações e devida atenção, sendo o último, aconselhado a procurar o Caps AD III para o acompanhamento”, explica a coordenadora de Saúde Mental, Thayse Fernandes.

Mais ações – O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) também está no FIB. O Peti é um programa que visa conscientizar a população e combater a condição de vulnerabilidade de crianças e adolescentes em situação de trabalho. Segundo a Coordenadora de Proteção Social Especial, Vanessa Severino, “a população precisa estar consciente do seu papel no combate ao trabalho infantil, seja por meio de não incentivar crianças, comprando produtos que elas estejam vendendo e até mesmo alertando o Serviço de Abordagem Social ou o próprio Conselho Tutelar, que funciona 24h”, explica.

Semdes realiza campanha de combate ao trabalho infantil no FIB

Preocupada com a higiene e qualidade do consumo de comidas e bebidas do público no FIB, a Prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária, realiza intensa fiscalização nos estabelecimentos e pontos de comercialização desses produtos. O coordenador, Maico Mares explica que “as normas estão sendo seguidas sem maiores problemas neste ano, o que é um bom indicador, já que isso reduz o risco de infecção por doenças causadas pelo consumo de alimentos e bebidas”.