Na noite dessa quinta-feira, 21, às 18h, representantes do Governo Municipal e movimentos juvenis estiveram reunidos mais uma vez para discutir a realização do Festival da Juventude – Ano II, que acontece entre os dias 10 e 12 de maio, em Vitória da Conquista. Na ocasião, foram apresentadas oficialmente as atrações de renome nacional que estão confirmadas, recebidas novas sugestões para a programação, além da avaliação coletiva do que já foi encaminhado.

A participação de Arnaldo Antunes, Otto, Tulipa Ruiz e Jau no palco principal e a presença do dramaturgo, romancista e poeta brasileiro, Ariano Suassuna, na abertura das atividades do evento, animaram os jovens que estão contribuindo para fechar a programação que prevê ainda: rodas de conversas, expressões artísticas, tenda eletrônica, ações autogestionadas, passeio ciclístico e o concurso que contemplará os artistas e as bandas locais e homenageará o saudoso radialista e ativista cultural, Miguel Cortes.

Os espaços autogestionados também são destaque na programação da segunda edição do festival, atendendo a sugestão apresentada na primeira reunião de organização do Festival da Juventude – Ano II. Os movimentos, grupos e coletivos poderão criar e organizar atuações autônomas dentro do festival, garantindo mais liberdade às intervenções, discussões e temas a serem abordados no evento.

Durante a reunião, também foi deliberado o prazo de até a próxima quarta-feira, 27, para envio de sugestões para o Festival da Juventude, como por exemplo, o nome e o contato de convidados para as rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas. As sugestões deverão ser enviadas para festivaldajuventevc@gmail.com

Ao término da reunião, o coordenador municipal da Juventude, Rudival Maturano, agradeceu a participação dos diversos segmentos sociais juvenis na reunião ressaltando “a importância de uma construção colaborativa e coletiva para que o evento seja exitoso e fomente a criação de políticas públicas culturais voltadas ao público jovem”.

Além dos diversos segmentos juvenis, estiveram presentes na reunião a equipe das secretarias municipais de Cultura, Comunicação e Coordenação da Juventude.