Acontece até este domingo (15), em Vitória da Conquista, a primeira feira da Bahia de economia criativa de rua, com o nome Festival: “A Feira”. O evento itinerante surgiu em Salvador há dez anos e pela primeira vez visita a cidade, promovendo experiências de conexão ao ar livre com música, gastronomia, artes e lazer. A feira começa às 10h e segue até as 20h, na Praça Crésio Dantas (Praça da Escola Normal).

O festival conta com apoio institucional da Prefeitura, por meio de diversas secretarias municipais, a exemplo de Cultura, Meio Ambiente, Casa Civil, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana. O espaço da feira foi decorado de maneira especial para receber os visitantes e acomodar os expositores – artistas e artesãos da cidade. Um palco também foi montado para as apresentações de músicos locais de variados estilos.

A realizadora e curadora da feira, Carla Maciel, relatou que após 300 edições da Feira na capital, e para celebrar os dez anos do festival, decidiram vir à Vitória da Conquista, quarta cidade da rota, com a pretensão de implementar o evento de maneira fixa no calendário cultural da cidade. “A feira começou da necessidade de a gente ocupar nossas ruas e vimos que Vitória da Conquista tem muitos criativos. Tivemos mais de 150 inscrições e conseguimos absorver cerca de 50 expositores para essa primeira edição. Já estamos em tratativas para trazer novamente o evento para cá”, explicou.

Uma das tendas mais frequentadas é a dos artistas plásticos, Luana e Rodrigo Rodrigues. Os irmãos expõem, na feira, pinturas com variados temas, feitas em óleo sobre tela. “Acho a iniciativa maravilhosa, porque a arte é a vida da gente. Já salvou tanta gente da depressão, da tristeza profunda. É muito bom ter espaços para que nós artistas possamos expor nosso trabalho. Nossa pintura é olho sobre tela, em médio e alto-relevo, e as molduras dos quadros que nós mesmos produzimos também”, declarou Luana.

Outra expositora é a confeiteira Sônia de Oliveira, que viu na Feira a oportunidade de divulgar o trabalho com balas gourmet e outras guloseimas feitas de maneira artesanal. “Hoje eu estou aqui participando desse evento que é a feira, pela primeira vez aqui em Vitória da Conquista. E eu estou gostando da oportunidade de divulgação da marca, do nosso produto e, quem sabe, conseguir clientes também de fora para ampliar o negócio”, destacou Sônia.

A Semma também participa da feira com uma tenda onde serão distribuídas mudas de árvores nativas produzidas no viveiro do Herbário Municipal do Sertão da Ressaca, na Serra do Periperi. Lá, o agrônomo da Semma, Lázaro Ribeiro, vai ministrar uma oficina voltada ao plantio e desenvolvimento das mudas com foco no público infanto-juvenil. “Será direcionada a crianças para trabalhar a questão da educação ambiental. Então trazemos o saquinho com mudas, o saquinho com terra e as sementes que a gente vai ensinar as crianças como é que faz o plantio e como faz a semeadura. Aí cada uma vai levar o saquinho já com a semente plantada para casa e acompanhar o desenvolvimento da plantinha”, explicou Lázaro.