Notícias
Postado em 21 de junho de 2013 as 14:16:08
Usuários, familiares e trabalhadores da Saúde Mental que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps II, Caps IA, Caps AD) aproveitaram o período junino para realizar seus festejos, com objetivo de promover a integração e a socialização dos usuários dos três serviços.
No Caps AD – serviço que atende pessoas com dependência química –, enquanto a banda Por Debaixo do Pano fazia sua apresentação, o público aproveitava dançando e participando do correio do amor, uma lembrança aos tempos de escola.
O trabalhador autônomo, Fábio Oliveira, aproveitou a festa para levar sua esposa Lourdes e mostrar para ela que está levando a sério o tratamento para combater o alcoolismo. “Estou aqui no serviço há cinco meses, aprendi que evitar o primeiro gole só depende de mim. Tenho conhecimento do mal, mas preciso me esforçar para não ter recaída”, explicou Fábio.
Crianças e adolescentes que frequentam o Caps IA, acompanhados por seus familiares, participaram da festa organizada pelos funcionários, um momento lúdico e de confraternização, animado pela Banda Fiá Paví. Daniel, 9 anos, que faz tratamento no serviço há sete meses, aproveitou a festa com sua mãe Merinda Coelho dos Santos e sua irmã Natália. “A festa está ótima, meu filho melhorou muito depois do Caps”, ressaltou Merinda.
Já no Caps II, que atende pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais, após a apresentação da quadrilha junina, organizada pela oficina de teatro, foi a vez de a banda Fiá Paví fazer a sua participação especial. Todos cantavam e dançavam sem parar, a exemplo de Joilson de Sousa Santos, usuário do serviço há oito anos, que aproveitou a oportunidade para homenagear o músico Genival Lacerda. “Eu gosto de todas as comemorações do Caps, a festa tem que ter sempre para o povo se alegrar. Aqui é como se fosse a minha família”, avaliou Joilson.
Em todas as festas, o que não faltou foi alegria e referências à cultura nordestina, com apresentação de quadrilhas, sorteios de balaio, correio do amor, apresentação das bandas Fiá Paví e Por Debaixo do Pano e um cardápio repleto de iguarias juninas, como amendoim, pé de moleque, quentão sem álcool, mingau de milho e tapioca, bolos, mungunzá, pipoca, entre outros.