Junho chegou trazendo com ele os festejos juninos, também conhecidos como festas de São João, além de muita música, dança, comidas típicas, fogueiras e fogos de artifício. Embora essas características da festa representem alegria, alguns artefatos podem ocasionar acidentes ocasionados pela queima incorreta de fogos de artifício, muito comuns nesse período do ano. Por isso, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Compdec) orienta a população sobre a compra e o manuseio deles.

Já no momento da compra, as pessoas devem ter alguns cuidados. O primeiro deles é adquirir fogos somente nos locais certificados e fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros e pela Prefeitura Municipal. Também devem ser observados critérios como data de validade e indicação de faixa etária.

A coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, explica que é preciso muita atenção no momento do armazenamento e uso. “É importante não usar fogos de artifício em locais de grandes aglomerações, não apontar fogos na direção de pessoas, sacadas e prédios vizinhos, e não soltar perto de cães ou gatos”, disse a coordenadora ao lembrar da atenção redobrada com as crianças.

Fogos de artifício não devem ser manuseados perto da fiação elétrica ou galhos de árvores e nem ser manuseados por pessoas que tiverem consumido bebidas alcoólicas. “Em festas, o ideal é que o show pirotécnico seja feito por pessoas ou equipes especializadas”, completou Rosa Freitas.

Em caso de acidentes que provoquem queimaduras leves, é importante expor o local atingido com água corrente por 10 a 15 minutos para esfriar completamente a pele, impedindo lesões em camadas mais internas. “Já nas queimaduras de 2º e 3° graus é aconselhável cobrir com gaze umedecida ou pano limpo e úmido e se dirigir imediatamente ao pronto socorro. Retire anéis, pulseiras e colares da vítima, pois o membro pode edemaciar [inchaço causado pelo acúmulo de líquido nos tecidos]”, explicou a coordenadora médica da Atenção Básica, Ana Caroline Medrado. A coordenadora ressaltou ainda que o Hospital Geral é o serviço de referência para tratamento de queimaduras.

Locais para venda de fogos de artifício

Desde esta segunda-feira (2), os fogos das classes A e B, que têm menor potencial explosivo, começaram a ser comercializados no estacionamento da Ceasa, Avenida Eduardo Campos (Boa Vista), Avenida Central (Urbis VI), Avenida Paramirim (Patagônia), Avenida Yolanda Fonseca (Jurema), Vila Serrana IV (proximidades do campo de futebol e praças Mizael Marcílio (Guarani) e Arquiteta Sibéria Correia (Alto Maron).

Os fogos das demais classes serão comercializados apenas na Avenida Juraci Magalhães, que assim como os outros locais, passam por visita técnica do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.