O dia 15 de julho é conhecido no Brasil como Dia dos Homens, uma data que tem como objetivo despertar a consciência acerca dos cuidados que os homens devem ter com a saúde. Aqui em Vitória da Conquista, o dia foi lembrado em uma feira de saúde realizada no último domingo, 21, na Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães, no bairro Jurema.

A ação realizou o atendimento de cerca de 80 homens com serviços como: aferição de pressão arterial; teste de glicemia glicada; teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais; orientação sobre vacinas, saúde bucal e escovação. Além disso, os participantes puderam desfrutar de um lanche especial, distribuição de lembranças e atividades educativas, culturais e recreativas.

Segundo a enfermeira da unidade, Tânia Maria, duas equipes de profissionais participaram da feira, que teve um saldo positivo. Segundo ela, entre os casos identificados, vários homens jovens foram diagnosticados com pressão elevada, algo mais relevante ainda se for considerado que o evento aconteceu em um domingo. Tânia Mara comemora: “Muitos afirmaram que os patrões não liberam durante a semana e, mesmo neste frio, compareceram em massa. Estou muito Feliz com nosso evento”.

Quem também se mostrou surpresa com a adesão dos homens foi a apoiadora da unidade de saúde, Andrea Damasceno Amaral. “Foi uma ação produtiva para a comunidade, pois o público alvo do evento, que são os homens, geralmente não procura a unidade durante a semana. Com a feira acontecendo no domingo nós conseguimos contemplar esse público”, explicou.