A obra de revitalização da Feira do bairro Brasil entrou numa nova etapa. Após a instalação das vigas de aço, teve início nesta quinta-feira (16), a acomodação do telhado planejado para proteger das intempéries, os comerciantes, mercadorias e consumidores. De acordo com a Emurc, que executa os trabalhos sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a obra já está 50% concluída.

“Trata-se de uma estrutura totalmente diferente das que já foram arqueadas em Vitória da Conquista, mais moderna, e que garantirá durabilidade e melhor aproveitamento do espaço, trazendo mais conforto para os comerciantes e clientes que frequentam essa feira tão importante para a Zona Oeste da cidade”, explicou o titular da Seinfra, Jackson Yoshiura.

Ainda segundo ele, na próxima semana está prevista a instalação da parte elétrica. A expectativa é que essa etapa da obra seja entregue à população antes das vendas do período junino.

Na manhã dessa quinta-feira (16), uma comitiva do Governo Municipal vistoriou a obra. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas que frequentam a feira se sintam à vontade. Sabemos que o mês de junho é importante para os feirantes e que esse espaço costuma ficar cheio nesse período de festas juninas, daí o nosso interesse de entregar essa instalação o quanto antes”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.

“Esse equipamento foi pensado para atender a feira como um todo, do consumidor ao comerciante, inclusive aqueles que trabalham nas áreas dos açougues e frigoríficos, e a gente sabe que existe muita expectativa dos feirantes com a entrega desse espaço”, disse o vereador Luís Carlos Dudé.

Para a feirante Karina Souza, a obra realmente é aguardada com muito expectação. “Estamos esperando essa obra com muita ansiedade, porque vai melhorar muito nossas condições de trabalho, proteger a gente do sol, da chuva. Estou muito feliz. Vai melhorar muito nossas vendas”, ressaltou a comerciante que trabalha há 25 anos na Feirinha do bairro Brasil.

Karina Souza

Também participaram da vistoria, o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos, e o diretor-presidente da Emurc, Paulo Rocha.

A obra

A revitalização da Feirinha do bairro Brasil foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Arthur Maia, articulada pelo vereador Luís Carlos Dudé, e consiste na construção de duas coberturas metálicas com telhamento termoacústico, além de melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e da reforma dos banheiros.

Desde o início da obra, em junho de 2023, a Emurc já fez a concretagem do local com a aplicação de 7 metros cúbicos de concreto, a fim de reforçá-lo para sustentar as vigas de sustentação da cobertura.

A obra está sendo executada em etapas. Depois da instalação da cobertura metálica no espaço onde a equipe trabalha atualmente, o mesmo processo se dará nas outras partes que ainda estão descobertas.

Outro serviço que também faz parte da revitalização da feirinha, já concluído, foi o recapeamento asfáltico das avenidas Ilhéus e Itabuna, no trecho situado entre as avenidas Brumado e Alagoas, principais vias de acesso à feira do bairro Brasil.