Continua nesta sexta-feira (21) e vai até o próximo sábado (23), uma grande feira de saúde no Centro Cultural Glauber Rocha, promovida Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Fundação José Silveira, como parte da campanha do Outubro Rosa contra o câncer o mama.

A prefeita Sheila Lemos esteve presente na abertura da Feira, nesta quinta-feira (21), e afirmou que essa ação é necessária para ajudar a desafogar as demandas do município e relembrar às mulheres a importância da prevenção. “A demanda da saúde cresceu muito nesse período de pandemia, muitas pessoas ficaram com medo de procurar o médico e fazer seus exames. Quando pudemos retomar aos poucos a rotina normal vimos que havia um número muito grande de exames represados e tivemos que arregaçar as mangas e ir atrás dessas parcerias que hoje estão aqui, trazendo atendimento para mais de mil conquistenses”, destacou a gestora.

Dona Auriza agradeceu pessoalmente à prefeita a oportunidade de garantir os cuidados preventivos

A ex-servidora pública aposentada, dona Auriza Souza, 79 anos, fez a mamografia e afirmou que faz o exame todos os anos. “Estou aqui cuidando da saúde e enquanto meu coração bater eu estou fazendo. Faço todo ano e trouxe também a mamografia que fiz no ano passado. Gostei muito da feira e do atendimento, e estou confiante em Deus que o exame que eu fiz não vai dar nada”, comentou dona Auriza.

Para Dona Maria Graças Pereira, 62 anos, que também realizou a mamografia, preocupação e cuidados são constantes por conta do seu histórico familiar. “Eu faço a mamografia sempre, acompanho, porque na minha família, meu pai e minha mãe, faleceram por causa do câncer. Então eu preciso cuidar e essa feira que está atendendo a gente aqui com esse exame é muito boa. Graças a Deus, estou muito feliz”, contou ela.

Até o próximo sábado (23), a Feira de Saúde oferecerá consultas de clínico geral, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, infectologia, odontologia, além de exames de mamografia, preventivo, ultrassom e testagem de detecção de ISTs. Todos os atendimentos estão sendo exclusivos para quem já havia feito as solicitações nas unidades de saúde e as consultas e exames são realizados de forma agendada pelas equipes de saúde da SMS.