Mais de 50 estandes comercializarão artesanato e alimentos típicos nas praças Barão do Rio Branco e Nove de Novembro, além da Travessa Zulmiro Nunes

Assim como sempre ocorre nos eventos organizados durante o ano pela Prefeitura de Vitória da Conquista, os comerciantes da Feira de Economia Solidária terão espaço garantido no Forró Pé de Serra do Periperi, cuja programação acontece entre os dias 19 e 24 de junho. A atividade está inserida no calendário fixo do Governo Municipal, que inclui ainda programações natalinas e em comemoração ao aniversário do município.

A feira estará presente em três espaços da área central da cidade. Na Praça Nove de Novembro, cerca de 20 estandes, comercializando produtos artesanais, serão montados num espaço paralelo ao Palco do Forró, e lá permanecerão de 9 a 24 de junho. Próximo dali, no calçadão da Praça Barão do Rio Branco, entre os dias 9 e 19 haverá feira de artesanato. Num segundo momento, de 19 a 24, serão comercializados alimentos típicos do período de São João. Já na Travessa Zulmiro Nunes, o popular “Beco”, a feira de alimentos típicos ocorrerá em 10 estandes, entre 19 e 24 de junho.

Ao todo, cerca de 150 famílias serão beneficiadas diretamente, pois poderão comercializar seus produtos, alimentícios ou artesanais. “O Governo Municipal oferece alternativas para que os empreendedores ligados à economia solidária tenham condições de ampliar suas rendas. Dessa forma, eles encontram na Prefeitura uma importante parceira”, explica o coordenador municipal de Economia Solidária, Geovane Viana.

A Feira de Economia Solidária é resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal e os grupos que se dedicam à economia solidária, como o Grupo de Economia Popular (GEP), a Associação de Economia Popular e Solidária (AEPS), a Associação Solidária de Pequenos Empreendedores Conquistenses (ASPEC), a Associação de Artesanato Conquistense (AAC) e o Grupo de Alimentação Solidária e Popular (GASP).

O evento – Em sua quinta edição, o Forró Pé de Serra terá atrações locais e artistas de renome nacional. Já estão confirmados nomes como Alceu Valença, Targino Gondim, o acordeonista Adelson Viana, Trio Forrozão e a cantora Marina Elali. Trata-se de um dos maiores eventos juninos do interior da Bahia, incluindo ainda Festival de Quadrilhas, Concurso de Ruas Ornamentadas e o 4º Festival de Forró, além do Memorial do Forró e da Vila Junina. Toda a programação é gratuita e realizada em praças da cidade.