Feira de Artesanato movimenta a Praça do Gil

Na tarde desta sexta, 09, a Praça Orlando Leite, mais conhecida como Praça do Gil, foi palco para a divulgação dos trabalhos de cerca de vinte artesãos, participantes da primeira edição da Feira de Artesanato Conquistense/FEARC. A atividade também integrou a programação do aniversário dos 172 de emancipação política de Vitória da Conquista.

Edneia Gusmão

Uma das organizadoras da feira, Edneia Gusmão, falou um pouco sobre a iniciativa: “a ideia de fazer uma feira como essa aqui em conquista já é antiga. A cidade tem muitos artesãos, artistas que estão em suas casas e que ninguém conhece. É importante que eles mostrem a cara. Quando viajo a primeira coisa que eu faço na cidade é conhecer o artesanato local, em todo lugar o artesanato tem uma identidade. E esse é um dos objetivos dessa feira, além de trazermos o nosso trabalho para a praça, mostramos a identidade do artesanato conquistense. A FEARC veio para mostrar à comunidade o potencial de artesãos que nós temos e valorizá-los”, destacou.

Cenilza Soares e a filha Kátia Cristina

Os participantes aprovaram a iniciativa. “É uma ótima iniciativa e uma forma da gente divulgar o nosso trabalho. Eu estou amando”, avaliou a artesã Cenilza Soares. A feira também agradou a artesã, Luciana Ferraz: “há dois anos eu desenvolvo esse trabalho com sabonetes e achei muito boa essa iniciativa, porque nos dá a possibilidade de mostrar a nossa produção para um grande público”, afirmou.

O público que passou pela praça pôde conferir costuras, bordados, pinturas, esculturas e bebidas artesanais e sair satisfeito. A visitante, Ivana Bittencourt, ressaltou a importância do evento: “é uma iniciativa interessantíssima, porque muitos dos produtos aqui expostos a gente não conhecia, todas essas ideias são criativas. É algo imperdível e que tem muito a crescer”.

Ivana Bittencourt

A Feira de Artesanato Conquistense/FEARC, que recebe apoio da Secretaria Municipal de Cultura, está aberta ao público até o dia 11 de novembro das 9h às 18h.