Desenvolvimento Social
Postado em 19 de junho de 2024 as 08:55:53 e atualizado em 20 de junho de 2024 as 14:27:28
Durante o mês de junho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) tem promovido uma série de encontros em diferentes unidades da assistência social para festejar o São João. Nessa terça-feira (18), as celebrações foram realizadas no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Novo Olhar e no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
Segundo o secretário da Semdes, Michael Farias, a iniciativa visa promover a inclusão social e a valorização da cultura, proporcionando momentos de diversão e afeto para usuários e servidores. “Estamos já no clima de São João. É o momento de reunir servidores e comunidade nesta celebração para reforçar a importância que o São João tem para a gente que é nordestino”, destacou o secretário.
No Creas Novo Olhar, a festa foi animada por muito forró e comidas típicas, além das brincadeiras. De acordo com a gerente do serviço, Kátia Cristina Amaral, a realização dos festejos também ajuda na ressocialização das famílias. “Nosso principal objetivo é a integração das famílias que estão em medida socioeducativa, para a promoção dos vínculos familiares e comunitários”, disse Kátia.
Recém integrado no serviço, A.S. comemorou a realização do evento e relatou sentir muita alegria em poder estar com a equipe e amigos nesse momento de celebração. “Eu acho muito importante porque tem pessoas lá fora que vê a gente como criminoso. Aqui não, eles veem a gente como família, abraça, conversa. É um momento para a gente celebrar e curtir entre amigos”, relatou .
No Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, o evento também contou com a participação das famílias cadastradas no serviço. De acordo com a gerente da unidade socioassistencial, Joseane Almeida, a celebração também contribui para a criação de vínculos. “As famílias acolhedoras podem interagir com o serviço, com outros atores da Rede de Proteção, como o Conselho Tutelar e o Creas. É muito importante que existam esses momentos para que eles fortaleçam os vínculos”, pontuou a Joseane.
Ana Maria Santana é família acolhedora desde 2011. Para ela, o evento aproxima ainda mais as famílias cadastradas e proporciona momentos de troca de experiências. “É muito importante. Naquele momento que a gente está ali, às vezes surge alguma dúvida que alguém da família quer conversar com outra pessoa experiente. Então essa interação entre as famílias eu acho muito importante”, afirmou.