Natal é momento de confraternização entre amigos e família. E como a família é a base de todo o ser humano, o Programa Conquista Criança, desenvolvido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, realiza todo ano um encontro entre os educadores, educandos e familiares para marcar o encerramento das atividades do ano.

Na confraternização realizada na sexta-feira, 13, na sede do programa, houve apresentação do coral, entoando músicas natalinas, e dos vencedores do Festicum – festival de incentivo à cultura negra – que cantaram o ritmo afro. Ainda houve sorteio de brindes para mães e pais presentes.

Secretário Miguel Felício

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, falou do compromisso da Administração com o programa, criado pela Prefeitura em 1997. “O Governo Municipal tem carinho especial por este programa e está discutindo ações para fortalecer ainda mais o Conquista Criança, a fim de melhorar a condição de vida de cada um de vocês. Queremos contar com a participação de todos”, declarou.

Edilane Dias com sua filha recém-nascida

A dona de casa Edilane Dias é mãe do educando Dalisson, 10, e de mais três filhos. Ela ainda está de resguardo, mas assim mesmo foi com sua filha de 24 dias para a festa. “Faço questão de participar porque é uma coisa boa. A festa do Dia das Mães foi maravilhosa e agora a de Natal está sendo igual. O povo aqui é muito compreensivo com a gente e com nossos filhos, que é o principal”, disse.

Carine e Renata recebendo o troféu Festicum 2013 de suas mães

Uma das apresentações da tarde foi da dupla Carine e Renata. Elas foram as vencedoras do Festicum 2013, realizado em novembro, e receberam das mãos de suas mães o troféu. “Ano passado a gente ia participar e não deu certo e este ano resolvemos cantar e ganhamos”, disse Renata Castro, 17, que há um ano participa do coral. Assim como ela, Carine de Oliveira, 15, cantou pela primeira vez no Festicum e fala sobre a sensação: “Eu estou achando bom, porque a gente nem pretendia cantar para ganhar. Foi uma emoção bem grande para a gente e vai ser bom participar da banda”.

Maria Cristina Santos

Para Maria Cristina Santos, 12, é ótimo participar dos festejos natalinos e do coral do programa. “O coral ensina a gente a ter esperança, paz, amor, felicidade, educação e isso é o que a gente aprende desde criança com nossos pais e professores”, revelou a adolescente.

Daniela Correia

Com a mesma idade, Daniela Correia também participa todo ano do Coral Conquista Criança. Ela falou da apresentação no encerramento de 2013: “Para mim foi bom. Eu achei muito legal a música “Amor à Vida”, falando sobre paz, vida, que é o representa o Natal. Também achei lindas as roupas”, contou.