Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 9 de março de 2013 as 12:42:04 e atualizado em 11 de março de 2013 as 17:52:34
Foi aberta na noite dessa sexta-feira, 8 de março, a exposição “As cores de uma vida”, promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A exposição, composta pelo trabalho de treze artistas conquistenses, integra a programação comemorativa do mês de homenagem às mulheres. As artistas homenageadas são Ully Flores, Marisa Fernandes, Ana Andrade, Patrícia Moreira, Cleide Nágida, Rogéria Maciel, Adélia Nogueira, Heleusa Câmara, Cristina Leilane, Edméa Oliveira, Cenilza Soares e Mônica Medina.
“São trabalhos de muito valor artístico. Nós conseguimos reunir um grupo muito bom de artistas. Esperamos que todos contemplem as peças que estão expostas e que nós mulheres possamos avançar cada vez mais nas nossas conquistas”, comentou a organizadora do evento, Mércia Carvalho.
As telas, elaboradas com técnicas diversas, encheram de cor as paredes da casa e deixaram os visitantes encantados. Toda a casa recebeu um toque feminino. Aplicações em tela e outros objetos deixaram o ambiente colorido e expuseram parte da vida dessas treze mulheres que, como tantas outras, deixam a vida mais bonita.
Além da beleza dos quadros, os visitantes também foram atraídos por uma instalação de arte contemporânea, com imagens alusivas ao trabalho da artista Girlene Malta. “Ela era uma pessoa muito inquieta, a arte exigia isso dela. O que pra outras pessoas era limite, não era pra ela. Foi uma mulher que usou de uma coragem muito grande para expressar suas ideias. Essa homenagem prestada a ela é muito justa.” comenta a artista Marisa Correia, que conviveu com Girlene mais dez anos, trabalhando no Museu Regional de Vitória da Conquista.
O público teve ainda a oportunidade de prestigiar a palestra ministrada pela Professora, Ana Claudia Rocha, do departamento de História da Universidade Estadual do Sudoeste de Bahia. A discussão abordou o tema Mulheres cuidadoras: o trabalho invisível e não remunerado.
O secretário de Cultura, Gildelson Felício, agradeceu às artistas pela contribuição dada ao Município, disponibilizando suas obras para apreciação do público. “É muito bonita essa exposição coletiva de várias artistas plásticas, das diversas linguagens. São técnicas com características diferenciadas, mas em todas a gente percebe muito o traço e a alma feminina. São artistas plásticas que realmente merecem ser reconhecidas e conhecidas pela comunidade de Vitória da Conquista”.
A Exposição fica aberta ao público até o dia 22 de março. Os visitantes poderão conhecer as obras das 13 artistas homenageadas no Memorial Régis Pacheco das 9 às 12 horas e das 14 às 20 h.
[nggallery id=39]