Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 26 de agosto de 2017 as 18:10:16 e atualizado em 4 de setembro de 2017 as 15:57:28
Exposição segue até o dia 10, percorrendo diferentes pontos da cidade
As cores vivas dos temperos, frutas e verduras não estão ali na exposição “Retratos de uma Cidade: Feiras Livres”, mas as lembranças sim. Já se passaram 30 anos e a feirante Elídia Torres ao ver as fotos, na manhã deste sábado, 26, recordou como foi o seu começo na Central de Abastecimento Edmundo Flores – a Ceasa do Centro.
“Eu trabalho desde quando a feira era lá na Praça da Bandeira. Ai sorteou aqui e estou na Ceasa desde quando inaugurou”, contou a feirante de 75 anos de idade que foi à exposição para ver se encontrava, em meio aos registros, uma foto sua: “Eu deixei minha barraca lá sozinha e vim olhar. Ficou joia”.
Ao olhar as fotos do Mercado Central, o chapeiro Jorge Santos, 51, lembrou de quando ia com sua avó ao dentista que atendia em um prédio daquela praça. Ao ser entrevistado, o conquistense fez um breve histórico sobre as feiras do Centro, sediadas, segundo ele, no Terminal e no Mercadão, tempos atrás. Emocionado disse: “Vitória da Conquista é a minha vida”.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Tina Rocha, o projeto, desenvolvido por sua pasta e pela Secretaria Municipal de Administração, serviu para homenagear os feirantes. “Estamos muito contentes em celebrar o Dia do Feirante, que foi nesta sexta, 25, com este projeto que foi elaborado pelos nossos coordenadores, com a colaboração do coordenador e do historiador do Arquivo Municipal. As pessoas estão recebendo isso muito bem e é uma forma de resgatar a história da cidade, de mostrar o acervo do Arquivo Municipal e dos conquistenses se verem nessas fotos”, declarou Tina.
O lançamento do “Retratos de uma Cidade: Feiras Livres” teve a participação da Associação de Fanfarras e a visita do cantor popular Xavier que cantarolou a história de Conquista. Ele tem sua carreira ligada às feiras, onde começou a cantar há quatro anos, bem como nas praças da cidade. O cantor, inclusive, está preparando um livro para contar as informações e histórias que reuniu sobre a cidade.
Se você ficou com vontade de ver “Retratos de uma Cidade”, veja os locais e datas nos quais a exposição vai estar:
- Domingo 27/08 – Feira do B. Brasil
- Segunda a Sexta 28/08 a 01/09 – Biblioteca Municipal
- Sábado 02/09 – Feira da Patagônia
- Domingo 03/09 – Feira do Alto Maron