Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Postado em 11 de maio de 2013 as 07:36:32
O som do piano da Casa Memorial Régis Pacheco, na noite dessa sexta-feira, 10, reforçava o convite para mais uma atividade do Festival da Juventude – Ano II. O Memorial foi o espaço escolhido para a Exposição Fotográfica Re-tratar, que exibe mais de 90 imagens disponíveis nas redes sociais de jovens que moram em Vitória da Conquista.
A exposição também conta com imagens dos fotógrafos Vinícius Gil (Purki), Rayza Lélis e Bárbara Jardim, compondo o panorama da fotografia conquistense, e do fotógrafo Alex Oliveira, com imagens de percursos em Salvador.
Re-tratar propõe utilizar a cidade como tema para debates sobre convivências e interações. “A proposta surgiu por conta do grande fluxo de imagens que há nas redes sociais. Além disso, percebemos que aqui tinha um grupo de jovens que postavam fotos com frequência. São fotos interessantes e que mostram como pano de fundo a cidade”, contou o fotógrafo Purki.
A utilização de imagens já disponíveis nas redes sociais dos jovens que moram em Vitória da Conquista é uma forma de apresentar o fotógrafo não apenas como criador de imagens, mas como colecionador e curador delas. “O interessante da mostra é essa relação da fotografia com a rede social. Quando pensamos em contemporaneidade, acesso das novas tecnologias e produção constante de imagem, percebemos que esse novo suporte da rede é ótimo”, declarou o fotógrafo Alex Oliveira.
Durante a exposição, o trabalho dos jovens fotógrafos foi elogiado por quem já perpassa por vários anos de carreira como é o caso do fotógrafo José Carlos D’Almeida. “É legal, algo bem vanguardista e criativo”, pontuou. Já a professora Sidclei Gama, moradora de Barra do Choça, destacou da importância da exposição durante o Festival da Juventude. “É bom ver iniciativas novas, principalmente que envolvam jovens, para que eles exponham seus talentos e suas ideias”, opinou.