Meio Ambiente
Postado em 3 de outubro de 2017 as 07:55:43
Durante o evento, será apresentado o projeto de construção de um orquidário no Horto Florestal de Vitória da Conquista
Nos dias 6, 7 e 8 de outubro, Vitória da Conquista sedia a Exposição e Feira Orquídeas (Expo-Orquídeas), na Praça do Gil. O evento é promovido por meio de parceria entre a associação Orquidófilos Conquistenses Associados (Acor) e a Prefeitura, com patrocínio da empresa Revita Engenharia Sustentável.
Durante os três dias da Expo-Orquídeas, estarão expostas e à venda aproximadamente 6 mil plantas, por preços que podem variar entre R$ 15 e R$ 60.
Um dos objetivos do evento é promover a ideia de implantação de um orquidário municipal, previsto para funcionar dentro do Horto Florestal de Vitória da Conquista. O projeto desse novo equipamento, que já está pronto, deverá ser lançado durante a Expo-Orquídeas.
“Esse será o primeiro orquidário da região Nordeste”, registra o odontólogo Raymundo Reis, atual presidente da Acor.
Para compor o acervo desse futuro orquidário, a associação conta com as doações de quem for frequentar a Expo-Orquídeas. Quem quiser adquirir orquídeas e doá-las, pode registrar a doação ali mesmo. Mas os doadores também poderão levar suas orquídeas de casa, se assim preferirem. “Todo mundo pode ser doador”, destaca Reis, ressaltando que, naturalmente, só serão aceitas doações de orquídeas.
“A proposta é de uma feira bem organizada e bonita para Vitória da Conquista”, informa a secretária municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira. “O intuito é integrar os conquistenses, ligá-los à natureza e dar informações sobre a orquídea, que é uma planta belíssima”.
A programação do evento inclui ainda homenagens póstumas a pessoas que foram colaboradoras e participantes da Acor, ao longo das duas décadas de atuação da entidade: o padre Bruno Baldacci, que atuou na paróquia Nossa Senhora das Candeias, a empresária Maria Emília Caminha de Castro, que foi diretora da Rádio Clube de Vitória da Conquista, e Sarah Velley Matos, uma das fundadoras da associação que reúne os orquidófilos da cidade.
Planos para o Horto – Além da construção do orquidário, os planos da parceria entre a Acor e a Prefeitura preveem também uma remodelação na estrutura do Horto Florestal, cuja reforma mais recente ocorreu em 2015. A sede da Acor também passaria a funcionar no local.
O objetivo é que o Horto, que já costuma receber periodicamente visitantes enviados por escolas, torne-se mais atrativo para a comunidade em geral. “Com um orquidário, o grau de visitação vai aumentar bastante”, prevê a secretária municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira.
Como visitar – O Horto Florestal é o lugar onde são cultivadas as espécies que a Prefeitura planta em calçadas, áreas verdes, praças e avenidas, além dos jardins públicos da cidade. Ali, também são produzidas mudas que podem ser adquiridas gratuitamente por qualquer pessoa da comunidade.
Além de adquirir sua muda, o cidadão recebe instruções dos técnicos do Horto sobre as formas mais apropriadas de plantio e adubação da planta.
O Horto fica na rua Guilhermino Novaes, s/n, bairro Conquistinha (próximo à entrada do Condomínio Residencial Caminho do Parque). Contatos com a equipe podem ser feitos pelo telefone (77) 3422-8143, das 7 às 11 horas e das 13 às 17.