Bate-papo lotou espaço de leitura da escola

Oficialmente, o Festival Suíça Bahiana (FSB) começa neste sábado (5). No entanto, atividades literárias relacionadas ao evento já movimentam a cidade nesta sexta-feira (4). Uma delas foi um bate-papo com alunos do 7º e 9º anos da Escola Municipal Prof.ª Ridalva Correa de Melo Figueiredo, sobre a relação entre música e literatura.

Participaram da conversa, o cantor e fotógrafo Emanuel Moraes, o doutor em Memória: Linguagem e Sociedade, Plácido Mendes, a escritora Raquel Dantas e o escritor e fundador do Abril Pro Rock, um dos mais importantes festivais brasileiros de música, Paulo André Pires. O encontro foi mediado pelo responsável pela curadoria artística do evento, Gilmar Dantas.

“Buscamos, com essa atividade, integrar os alunos com o festival, que acontece no Centro Cultural Glauber Rocha, perto de onde eles moram. Além disso, toda atividade cultural que a gente faz, sempre realizamos uma integração com a educação, com atividades formativas, mostrando que têm pessoas que escrevem sobre a cena cultural da cidade”, explicou Gilmar.

Único entre os palestrantes que não é de Vitória da Conquista, Paulo André falou da importância de uma atividade como essa para despertar os alunos para novas oportunidades. “Na idade de vocês, eu não tive experiências como essa, dessa troca. Então, agarrem essas oportunidades, aproveitem que vocês moram numa região incrível, com inúmeras chances. Eu comecei a estudar rock na idade de vocês e fiz dele a minha profissão”, disse.

Para Eloá Mota, 14 anos, o encontro se tornou especial ao unir duas das suas paixões, mas, sobretudo, por conhecer um pouco mais sobre histórias de vida inspiradoras como a de Paulo André. “A leitura em si é de suma importância na vida de qualquer pessoa. E essa atividade, com escritores, histórias de vida, motivações para a gente foi muito boa. Queria que mais alunos tivessem tido a oportunidade de ter participado desse bate-papo”, afirmou.

Ao final da atividade, os alunos quiseram conhecer mais da obra de Paulo André, que doou um exemplar para a escola

Abertura do FSB – Ainda nesta sexta-feira (4), às 19h, como ato de abertura do FSB, Paulo André Moraes lança o seu livro “Memórias de um motorista de turnê”. Na obra, ele compartilha com os leitores suas experiências transportando bandas pelo Brasil e Estados Unidos e quando gerenciava a carreira de artistas como Chico Science e Nação Zumbi. O lançamento será no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

O Festival Suíça Bahiana é promovido pelo Coletivo Suíça Bahiana, com o apoio da Prefeitura. O evento conta ainda com apoio financeiro de Carranca e Casa Aberta Psi, apoio institucional do Sistema Uesb de TV e Rádio (SURTE) e parceria da Vagalume Press, Hub Conquista, Mercês Designer, Cine Joab Soares, Café do Vô Boca, Pinhóli Restaurante, Podcast Enlivre-se e Aconchego Dance.