Desenvolvimento Social
Postado em 21 de fevereiro de 2013 as 12:27:37
O Conselho Municipal do Idoso promoveu, entre os dias 18 e 20, o I Fórum de Discussão e Elaboração de Projetos em Atenção à Pessoa Idosa. O evento, realizado no Centro de Extensão Comunitária da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), reuniu professores universitários, profissionais das áreas de saúde e de assistência social, além de representantes do poder público municipal. Durante os três dias, os participantes discutiram a elaboração e promoção políticas e projetos em benefício das pessoas da terceira idade.
O evento contou com a presença do professor e coordenador do Programa do Idoso de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro, Rafael Tavares, que compartilhou com os conquistenses a experiência fluminense. Para Rafael Tavares, a efetivação das políticas públicas constitui a principal meta das pessoas que trabalham pela qualidade de vida dos idosos. “Quanto mais cedo se pensa em qualidade de vida para a população idosa, melhor vai ser essa fase da vida. As leis já existem, mas o maior desafio é colocá-las em prática”, comentou.
Para a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Bruno Bacelar e vice-presidente do Conselho do Idoso, Adriana Oliveira, o fórum foi um momento importante, inclusive para divulgar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na cidade, em favor da pessoa idosa. “No Bruno Bacelar, por exemplo, temos um grupo de convivência que tem 33 idosos e se reúne toda quarta-feira. Durante os encontros, nós trabalhamos assuntos relacionados aos idosos, discutimos o Estatuto do Idoso, trabalhamos o lúdico e programamos os eventos que acontecem em datas comemorativas. Lá nós trabalhamos cidadania”, resumiu a coordenadora.
A coordenadora do Programa Vivendo a Terceira Idade, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Novais, também participou do evento. Desde 1997, o programa atende centenas de idosos, por meio de grupos de convivência que proporcionam entretenimento, saúde, cultura e qualidade de vida, tanto no Centro de Convivência do Idoso como nos diversos bairros de Vitória da Conquista.