Nesta segunda-feira (22), durante o curso de Capacitação de Gestores Escolares, promovido pela secretaria municipal de Educação (Smed), foram tratadas as relações entre a ética e a educação, partindo de uma perspectiva antropológica, com a participação do palestrante do professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Junot Cornélio Matos.

Junot Matos

De acordo com o professor Junot, o objetivo é mostrar que a pessoa é ética porque é fundamentalmente relação. Para relacionar-se com o outro, valores, princípios e pressupostos precisam ser estabelecidos para que haja respeito mútuo. “Neste mesmo diapasão conversamos que a educação é fundamentalmente relação. Não há educação sem o outro, então a educação é um processo de construção de sentidos para a vida de cada um e de cada uma, mas esta construção se dá na relação”.

O secretário Edgar Larry disse que “trazer o tema Ética na Educação para o campo da reflexão e da discussão é fundamental, principalmente, quando o enfoque está no campo das atitudes éticas necessárias no dia a dia do professor e do gestor escolar”.

Participando do encontro, a vice-diretora da Escola Municipal Prof.ᵃ Helena Cristália Ferreira, Rosineide Silva de Lima Santos, destacou que se trata de um tema muito importante para o gestor escolar. “Para o trabalho desenvolver bem e termos um bom ambiente de trabalho, temos que tratar os colegas sempre com ética”. À respeito da Capacitação, acrescentou que se trata de uma ação importante da Smed. “Com estes estudos e reflexões que vem sendo feitas durante este curso, estamos mais preparados”, finalizou.