A Secretaria Municipal de Educação (Smed) já finalizou a primeira etapa de matrículas para o ano letivo de 2025, voltada para os alunos da Rede Municipal que vão permanecer na mesma unidade de ensino. Até o momento, foram renovadas 31.430 matrículas. No ano letivo de 2024, essa primeira etapa, realizada de 4 a 22 de dezembro de 2023, apresentou 24.568 rematrículas, ou seja, 6.862 a menos. Ao todo, estão sendo oferecidas cerca de 50 mil vagas na Rede Municipal de Vitória da Conquista.

A segunda etapa, voltada para os alunos egressos das escolas públicas municipais, ou seja, alunos que vão continuar na rede municipal, mas em uma unidade diferente da que estiveram em 2024, começa com os agendamentos no dia 6 de janeiro e segue até o dia 13 desse mês, através do link escolar.pmvc.ba.gov.br. Em seguida, deve ser feita a confirmação presencial na unidade de ensino, no dia e horário estabelecidos, tendo como prazo final o dia 14/01.

Posteriormente, será a vez dos alunos de fora que desejam ingressar na rede pública municipal de ensino. O agendamento on-line, pelo link escolar.pmvc.ba.gov.br, poderá ser feito de 20 a 23 de janeiro, segunda a sexta-feira. A confirmação presencial na unidade de ensino será conforme data e horário do agendamento e o prazo final é dia 24 de janeiro.

O início das aulas acontece no dia 3 de fevereiro, logo após a Jornada Pedagógica, que será realizada de 29 a 31 de janeiro. O primeiro semestre letivo segue até 18 de junho, e o recesso junino será de 20 de junho a 6 de julho. No segundo semestre, as aulas recomeçam no dia 7 de julho e estão previstas para encerrar antes do Natal, no dia 10 de dezembro. O período de 12 a 18 será destinado para a recuperação. O calendário pode ser conferido neste link.

A Smed ressalta que esse calendário não se aplica às unidades escolares que têm Termo de Cooperação (Creches Conveniadas) com o município. São elas: Creche Bela Vista, Creche Criança e Esperança, Creche Dinaelza Coqueiro, Creche Jesus de Nazaré, Creche Jurema, Creche Lar da Criança Mei Mei, Creche União e Força e Creche Vivendo e Aprendendo. Todas elas têm o calendário próprio de matrículas.